Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Comitê de Planejamento e Gestão do Solo Urbano dialoga sobre Conferência da Cidade

Prazos estabelecidos pelo Governo Federal serão prorrogados, mas isso ainda depende de homologação


Comitê de Planejamento e Gestão do Solo Urbano dialoga sobre Conferência da Cidade - Gente de Opinião

Em sua segunda reunião ordinária de 2025, na manhã dessa terça-feira, 18 de março, o Comitê Técnico de Planejamento e Gestão do Solo Urbano (CTPGSU), órgão do Conselho Municipal da Cidade (ConCidade) de Porto Velho, recebeu a visita da professora Sonia Ribeiro de Souza, da Universidade Federal de Rondônia.

Doutora em História Social, Sônia é a responsável pela articulação entre instituições governamentais e a sociedade civil para a realização em Rondônia das etapas municipais e estadual da Conferência Nacional das Cidades, que tem como tema a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Também fez visita aos membros do CTPGSU o advogado Kauê Ribeiro, que trabalha o fortalecimento institucional do ConCidade junto ao secretário municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo, advogado Raimundo de Alencar Magalhães, que é por lei o presidente do órgão colegiado.

O diálogo fluiu em torno da importância de se realizar uma conferência municipal da cidade à altura da representatividade que o Município de Porto Velho detém, bem como da importância da participação social na construção do desenvolvimento urbano sustentável. Sônia Souza destacou que, seguramente, os prazos estabelecidos pelo Governo Federal serão prorrogados, mas isso ainda depende de homologação pelo Conselho Nacional das Cidades.

Por parte da sociedade civil, a reunião contou com a presença do jornalista Edson Lustosa e do arquiteto e urbanista Wellington Nogueira Santos, ambos do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça. E também a da conselheira Maria Helena Cassupá, representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Pela Administração Municipal, os arquitetos e urbanistas Carlos Alexandre de Souza e Fabiana de Oliveira, coordenadora do comitê.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)