Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Comissão de Saúde pede relatório sobre hemodiálise em RO


 
O deputado Dr. Neidson (PTdoB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, apresentou requerimento durante a reunião da comissão, para que a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia apresente um quadro completo do tratamento de hemodiálise praticado à população.

No requerimento, Dr. Neidson cita sua preocupação com os pacientes renais crônicos que tem que se submeterem à hemodiálise três vezes por semana, em condições desumanas, pois na maioria das vezes não existe aparelhos de hemodiálise nos municípios onde moram, tendo que se deslocar em grandes distâncias.

Dr. Neidson citou como exemplo o município de Guajará-Mirim, sua base eleitoral, que não possui um centro de hemodiálise e os pacientes têm que se deslocarem até Porto Velho, passar de três a quatro horas ligados à máquina e depois voltar para o município.

Alex Redano (SD), também membro da comissão, citou Ariquemes como um caso de final feliz, pois também não tinha um centro para o tratamento e depois de implantado reduziu o sofrimento de centenas de pacientes.

O presidente da comissão disse querer um detalhamento de quantos pacientes tem no Estado e quais os municípios que oferecem a hemodiálise. A partir daí serão feitos os projetos para que o governo do Estado possa modificar essa situação.

Fonte: Decom/ALE

 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)