Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Comissão da Amazônia aprova ZPE para Ji-Paraná


  


Foi aprovado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 4.735 de 2009, que dispõe sobre a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município de Ji-Paraná.

As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas voltadas a produção de bens, comercializados exclusivamente no exterior. Essas empresas gozam de benefícios fiscais, aduaneiros e cambiais, contribuindo para a redução dos desequilíbrios sociais, com a geração de emprego e renda nos municípios em que estão instaladas.

Segundo José de Abreu Bianco (DEM), prefeito de Ji-Paraná, a ZPE trará diversos benefícios ao município. “É uma primeira etapa vencida, agora aguardamos a aprovação do Senado. Esse é um projeto do senador José Sarney que beneficiará diversos municípios brasileiros. Estamos muito felizes e vislumbramos um futuro muito promissor para Ji-Paraná”, afirmou.

Segundo o relator do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado federal Lindomar Garçon, o texto foi aprovado por unanimidade pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento, no último dia 27.

Em seu relatório Lindomar fala da importância das ZPE’s e cita como objetivos a redução dos desequilíbrios regionais, o fortalecimento do balanço de pagamentos, a promoção da difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do país. Ele deu como exemplo os bons resultados obtidos por diversos países, entre eles os Estados Unidos, Índia, México e China, na alavancagem das exportações locais. “As ZPE’s são um poderoso mecanismo de desenvolvimento, de geração de emprego e oportunidades empresariais nas mais diferentes economias”, afirmou.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce