Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Começa os preparativos para o Arraial Flor de Candeias



A Prefeitura de Candeias do Jamari deu inicio esta semana nos preparativos para o “15º Arraial Municipal Flor de Candeias” que já se notabilizou como a segunda maior festa junina de Rondônia.

O evento este ano será realizado de 29 de julho a 07 de agosto. Serão 10 dias em que o folclore e as tradições da cidade estarão no foco das atenções dos moradores locais e dos visitantes, que buscam o município para conhecer a cultura do Estado.

A festividade reúne dezenas de atrações entre elas, apresentação de quadrilhas, shows musicais com artistas locais, parque de diversões e boi-bumbá. Assim como em outros anos, o evento é realizado pela prefeitura do município em parceria com o Governo do Estado, como forma de incentivar as manifestações culturais rondonienses.

"Temos no município uma riqueza cultural que esta sendo trabalhada como atrativo turístico para aquelas pessoas que nos visitam. E a prefeitura tem dado apoio a toda às manifestações nascidas do povo como, grupos de folguedos e quadrilhas juninas, por entendermos que precisamos investir não só na cultura popular, mas na cultura como um todo, para fomentar o setor", disse o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa.

Como parte da inovação e modernização da infraestrutura do arraial, este ano o evento muda local e passa ser realizado no espaço totalmente revitalizado do Complexo Turístico Beira-Rio Cultural, que fica às margem do rio Candeias.

O prefeito Dinho Sousa complementou ainda que a tradicional festa candeiense hoje deixou de ser uma programação de entretenimento à população, para transformar-se em um espaço onde dezenas de artistas locais e outros segmentos da cultura rondoniense têm a oportunidade de mostrar seu talento.

Na avaliação do prefeito, com o apoio da prefeitura é possível organizar melhor esse segmento, para que aliado ao turismo, o município tenha também uma alternativa de geração de emprego e renda, mesmo que temporários, para o fortalecimento da cultura local.

"Toda fonte de renda é importante para quem não está no mercado formal. E essas alternativas que surgem, acabam transformando-se na mola propulsora da economia, no período de sua realização. É o caso do Arraial Flor de Candeias que gera inúmeros empregos diretos e indiretos nos dez dias de festa", ponderou.

Fonte: Shyley Saíssem

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: