Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

COMDEC socorre famílias ribeirinhas no município de Ji-Paraná


 
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) formada por representantes de órgãos públicos e privados, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Secretarias Municipais e órgãos não-governamentais, estão trabalhando no socorro das famílias ribeirinhas desabrigas por causa do aumento do nível das águas do Rio Machado em Ji-Paraná. 

Entre as várias ações do COMDEC, as famílias desabrigadas estão recebendo apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) através da distribuição de cestas básicas, leite, roupas e colchões, além de orientação social. 

Segundo Sônia Reigota, Secretária de Assistência Social, a partir de amanhã (18) uma equipe com técnicos do Programa de Atenção Integral a Família (Paif), prestará atendimento social e psicológico às famílias que estão alojadas no Ginásio de Esportes José Gerivaldo de Souza (Gerivaldão). A SEMAS também está realizando atendimento às famílias ribeirinhas que estão nas casas de parentes e amigos. 

Os cidadãos que permanecem em suas residências também estão recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros, que em conjunto com a SEMAS, estão percorrendo o rio para monitorar esses ribeirinhos. De acordo com Sônia Reigota, nem todas as famílias puderam receber ajuda porque suas casas estão cercadas com redes que dificultam a passagem do barco. “Muitas famílias temem que seus pertences sejam roubados e por isso estão cercando as casas com redes. Desta forma não conseguimos nos aproximar, dificultando o auxílio a estas famílias”, explicou Sônia. 

Segundo o coordenador da COMDEC, Capitão do Corpo de Bombeiros, Roberto Eloi de Souza, mais de 50 famílias foram retiradas de suas casas, sendo que 14 estão abrigadas no Gerivaldão e o restante nas residências de parentes. Ainda de acordo com Eloi, atualmente 22 bombeiros estão trabalhando no auxílio aos desabrigados, com apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), comandados pelo servidor Crispim Reis, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). 

O Corpo de Bombeiros informou que o nível do Rio Machado baixou oito centímetros, chegando hoje (17) a 11,32 m. A previsão é que baixe ainda mais, o que tranqüiliza a população. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç