Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

COMDEC socorre famílias ribeirinhas no município de Ji-Paraná


 
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) formada por representantes de órgãos públicos e privados, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Secretarias Municipais e órgãos não-governamentais, estão trabalhando no socorro das famílias ribeirinhas desabrigas por causa do aumento do nível das águas do Rio Machado em Ji-Paraná. 

Entre as várias ações do COMDEC, as famílias desabrigadas estão recebendo apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) através da distribuição de cestas básicas, leite, roupas e colchões, além de orientação social. 

Segundo Sônia Reigota, Secretária de Assistência Social, a partir de amanhã (18) uma equipe com técnicos do Programa de Atenção Integral a Família (Paif), prestará atendimento social e psicológico às famílias que estão alojadas no Ginásio de Esportes José Gerivaldo de Souza (Gerivaldão). A SEMAS também está realizando atendimento às famílias ribeirinhas que estão nas casas de parentes e amigos. 

Os cidadãos que permanecem em suas residências também estão recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros, que em conjunto com a SEMAS, estão percorrendo o rio para monitorar esses ribeirinhos. De acordo com Sônia Reigota, nem todas as famílias puderam receber ajuda porque suas casas estão cercadas com redes que dificultam a passagem do barco. “Muitas famílias temem que seus pertences sejam roubados e por isso estão cercando as casas com redes. Desta forma não conseguimos nos aproximar, dificultando o auxílio a estas famílias”, explicou Sônia. 

Segundo o coordenador da COMDEC, Capitão do Corpo de Bombeiros, Roberto Eloi de Souza, mais de 50 famílias foram retiradas de suas casas, sendo que 14 estão abrigadas no Gerivaldão e o restante nas residências de parentes. Ainda de acordo com Eloi, atualmente 22 bombeiros estão trabalhando no auxílio aos desabrigados, com apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), comandados pelo servidor Crispim Reis, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). 

O Corpo de Bombeiros informou que o nível do Rio Machado baixou oito centímetros, chegando hoje (17) a 11,32 m. A previsão é que baixe ainda mais, o que tranqüiliza a população. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)