Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 - 18h20
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) formada por representantes de órgãos públicos e privados, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Secretarias Municipais e órgãos não-governamentais, estão trabalhando no socorro das famílias ribeirinhas desabrigas por causa do aumento do nível das águas do Rio Machado em Ji-Paraná.
Entre as várias ações do COMDEC, as famílias desabrigadas estão recebendo apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) através da distribuição de cestas básicas, leite, roupas e colchões, além de orientação social.
Segundo Sônia Reigota, Secretária de Assistência Social, a partir de amanhã (18) uma equipe com técnicos do Programa de Atenção Integral a Família (Paif), prestará atendimento social e psicológico às famílias que estão alojadas no Ginásio de Esportes José Gerivaldo de Souza (Gerivaldão). A SEMAS também está realizando atendimento às famílias ribeirinhas que estão nas casas de parentes e amigos.
Os cidadãos que permanecem em suas residências também estão recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros, que em conjunto com a SEMAS, estão percorrendo o rio para monitorar esses ribeirinhos. De acordo com Sônia Reigota, nem todas as famílias puderam receber ajuda porque suas casas estão cercadas com redes que dificultam a passagem do barco. “Muitas famílias temem que seus pertences sejam roubados e por isso estão cercando as casas com redes. Desta forma não conseguimos nos aproximar, dificultando o auxílio a estas famílias”, explicou Sônia.
Segundo o coordenador da COMDEC, Capitão do Corpo de Bombeiros, Roberto Eloi de Souza, mais de 50 famílias foram retiradas de suas casas, sendo que 14 estão abrigadas no Gerivaldão e o restante nas residências de parentes. Ainda de acordo com Eloi, atualmente 22 bombeiros estão trabalhando no auxílio aos desabrigados, com apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), comandados pelo servidor Crispim Reis, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
O Corpo de Bombeiros informou que o nível do Rio Machado baixou oito centímetros, chegando hoje (17) a 11,32 m. A previsão é que baixe ainda mais, o que tranqüiliza a população.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)