Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

COMDEC socorre famílias ribeirinhas no município de Ji-Paraná


 
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) formada por representantes de órgãos públicos e privados, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Secretarias Municipais e órgãos não-governamentais, estão trabalhando no socorro das famílias ribeirinhas desabrigas por causa do aumento do nível das águas do Rio Machado em Ji-Paraná. 

Entre as várias ações do COMDEC, as famílias desabrigadas estão recebendo apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) através da distribuição de cestas básicas, leite, roupas e colchões, além de orientação social. 

Segundo Sônia Reigota, Secretária de Assistência Social, a partir de amanhã (18) uma equipe com técnicos do Programa de Atenção Integral a Família (Paif), prestará atendimento social e psicológico às famílias que estão alojadas no Ginásio de Esportes José Gerivaldo de Souza (Gerivaldão). A SEMAS também está realizando atendimento às famílias ribeirinhas que estão nas casas de parentes e amigos. 

Os cidadãos que permanecem em suas residências também estão recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros, que em conjunto com a SEMAS, estão percorrendo o rio para monitorar esses ribeirinhos. De acordo com Sônia Reigota, nem todas as famílias puderam receber ajuda porque suas casas estão cercadas com redes que dificultam a passagem do barco. “Muitas famílias temem que seus pertences sejam roubados e por isso estão cercando as casas com redes. Desta forma não conseguimos nos aproximar, dificultando o auxílio a estas famílias”, explicou Sônia. 

Segundo o coordenador da COMDEC, Capitão do Corpo de Bombeiros, Roberto Eloi de Souza, mais de 50 famílias foram retiradas de suas casas, sendo que 14 estão abrigadas no Gerivaldão e o restante nas residências de parentes. Ainda de acordo com Eloi, atualmente 22 bombeiros estão trabalhando no auxílio aos desabrigados, com apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), comandados pelo servidor Crispim Reis, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). 

O Corpo de Bombeiros informou que o nível do Rio Machado baixou oito centímetros, chegando hoje (17) a 11,32 m. A previsão é que baixe ainda mais, o que tranqüiliza a população. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)