Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Comarca de São Francisco atinge 82% de conciliações



O relatório das atividades da Semana Nacional de Conciliação na comarca de São Francisco do Guaporé registrou 82% de sucesso na celebração de acordos para o fim de processos judiciais. Segundo o juiz coordenador da ação, Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira, das 360 audiências cíveis designadas, 222 foram realizadas, com valor total em acordos celebrados de R$ 520.042,58.

Para uma comarca com significativa dimensão territorial (10.961,75 km²), cortada apenas por estradas sem nenhuma pavimentação asfáltica, situação agravada pelo período de chuvas, o saldo foi mais que satisfatório, na opinião do juiz Marcus Vinícius. "Não só houve comparecimento do jurisdicionado como sua adesão ao movimento pela conciliação. Penso ainda que, por ter sido recentemente instalada, o ato representou o plantio da semente do diálogo na sociedade de São Francisco do Guaporé. Os frutos, por certo, vão além da redução de cento e oitenta e dois (182) processos do atual acervo, compreendendo também o surgimento da cultura da conciliação".

Além disso, pontuou o magistrado, por meio desse resultado, fica a sensação de que todos os atores do processo enxergaram que sempre é possível o resgate da capacidade de comunicação entre as partes, com ou sem o auxílio do Judiciário, mas sempre com bom senso e civilidade, a paz social pode ser por eles alcançada.

Segundo o juiz, a equipe foi composta por 14 servidores, entre conciliadores e colaboradores. Trabalho destacado e reconhecido pelo magistrado, que lembrou da importância do engajamento desses servidores na mobilização pela instauração da paz por meio da conciliação. O trabalho foi em regime de escala para que não houvesse prejuízo às atividades normais do cartório da comarca.

Fonte: Ascom TJRO
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç