Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Comarca de Ariquemes reage ao altos índices de violência com rapidez nos julgamentos


Sem processos conclusos, a 1ª Vara Criminal de Ariquemes dá resposta a sociedade com rapidez e eficiência no julgamento dos processos numa Comarca que registra o maior índice de crimes dolosos contra a vida, o que confere à cidade a triste estatística de 28ª mais violenta do país. "A maior resposta é apurar e julgar esses crimes", diz o juiz Alex Balmant, que há sete meses como titular da vara realizou 80 juris.

Os números da 1ª Vara Criminal ajudam também a Justiça de Rondônia a bater metas importantes, como reduzir a taxa de congestionamento nos crimes dolosos contra a vida. Ao todo foram 1.216 sentenças , 4.082 decisões e 582 audiências. "O trabalho foi árduo, porém tivemos a colaboração de todos, sobretudo dos abnegados servidores¿, destaca o magistrado ao ressaltar também o apoio de promotores de justiça, defensores públicos e juízes substitutos nessa jornada que chama de "cruzada contra a violência".

A média de tempo para o trâmite processual é outro ponto positivo, cerca de 3 a 4 meses, desde a data do crime até o julgamento do processo. "Há casos que mesmo com recursos no 2º grau, conseguimos realizar o júri em menos de seis meses. Isso traz para a sociedade o conforto de que a justiça está cumprindo o seu papel", comenta Alex Balmant.

Pauta definida

Hoje a 1º Vara conta com 2084 processos, sendo que 15 deles já estão com julgamento agendados para janeiro, após o recesso forense. A expectativa é de atingir, em 2014, 150 julgamentos. "Em 30 de janeiro, por exemplo, teremos o júri de um crime de repercussão em Ariquemes, envolvendo conflitos agrários, no qual seis réus e 22 testemunhas serão ouvidas", contou. O Crime ocorreu no dia 1º de setembro e será julgado em janeiro, 4 meses após a ocorrência do fato, segundo informou o magistrado.

O julgamento de crimes agrários tem recomendação de prioridade pelo Ministério da Justiça aos tribunais brasileiros. Ao levar a júri casos deste tipo, a Justiça de Rondônia cumpre mais uma vez o seu compromisso com a celeridade e a eficiência. No relatório "Justiça em Números", do Conselho Nacional de Justiça, o TJRO é apontado como o 3º Tribunal mais eficiente do país.

Enasp

Outro monitoramento importante é o dos integrantes da Enasp, Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, que tem por objetivo concentrar os esforços para reduzir a quantidade de processos de homicídios dolosos (com intenção) pendentes de julgamento.

Criado em 2010, a Enasp é uma parceria do CNJ com o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para integrar os órgãos responsáveis pela segurança pública no combate à violência. Para isso são definidas metas como a 7, que determina a implantação e manutenção, no ano de 2014, de controle estatístico dos procedimentos de competência do Tribunal do Júri, mediante alimentação do sistema eletrônico da Enasp.

Outra meta, de Persecução Penal, é julgar até outubro de 2014 todas as ações penais de homicídios dolosos que tenham recebido denúncia antes de 31 de dezembro de 2009.

Fonte: TJRO

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)