Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Comando de greve de Rolim não aceita intervenção UNIR


Nesta quarta-feira, 23 de novembro de 2011, foi noticiado por diversos meios de comunicação a informação de que o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, José Januário de Oliveira Amaral, entregou renúncia junto ao Ministério da Educação – MEC, em face das diversas denuncias feitas pelo movimento grevista de estudantes e docentes da UNIR e da formalização de ações contra sua pessoa pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.

A greve iniciada no dia 14 de setembro e que já dura 70 dias foi deflagrada pelas péssimas condições de trabalho e ensino. Os docentes e estudantes da UNIR, campus de Rolim de Moura, propuseram em sua pauta e aos demais grevistas dos outros campi o AFASTAMENTO do Reitor Januário Amaral junto ao MEC. Esta proposta, defendida pelo campus de Rolim de Moura, na Assembléia dos Docentes em Porto Velho, foi aclamada por maioria absoluta e foi difundida pelo Movimento Estudantil combativo como FORA JANUÁRIO. O afastamento do reitor, defendido pelo movimento docente e estudantil, se baseia no que prevê a lei 8112/90. Defendemos durante a greve o afastamento do reitor José Januário para que a vice-reitora, Maria Cristina Vitorino França, assumisse a reitoria, já que esta, não está envolvida com as diversas irregularidades denunciadas.

Nos últimos dias, os partidários do Reitor Januário Amaral, iniciaram uma movimentação para impedir que a Professora Maria Cristina assuma a reitoria, numa clara tentativa desesperada de provocar uma intervenção federal na UNIR, o que refutamos e deixamos claro desde o início do movimento. Este tipo de ação, orquestrada em conluio com o grupo político que sustenta o reitor, visa destruir todas as provas que o incriminam.

Docentes e estudantes do Campus de Rolim de Moura não aceitarão intervenção federal na Universidade Federal de Rondônia. Defendemos que os espaços democráticos de nossa Instituição e que docentes e estudantes que almejam uma Universidade comprometida com a qualidade de ensino, de pesquisa e extensão e que sirva verdadeiramente o povo sejam respeitados.

Rolim de Moura, 23 de novembro de 2011.

Comando Unificado de Greve dos Docentes e Estudantes

Campus de Rolim de Moura
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)