Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Comando de greve de Rolim não aceita intervenção UNIR


Nesta quarta-feira, 23 de novembro de 2011, foi noticiado por diversos meios de comunicação a informação de que o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, José Januário de Oliveira Amaral, entregou renúncia junto ao Ministério da Educação – MEC, em face das diversas denuncias feitas pelo movimento grevista de estudantes e docentes da UNIR e da formalização de ações contra sua pessoa pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.

A greve iniciada no dia 14 de setembro e que já dura 70 dias foi deflagrada pelas péssimas condições de trabalho e ensino. Os docentes e estudantes da UNIR, campus de Rolim de Moura, propuseram em sua pauta e aos demais grevistas dos outros campi o AFASTAMENTO do Reitor Januário Amaral junto ao MEC. Esta proposta, defendida pelo campus de Rolim de Moura, na Assembléia dos Docentes em Porto Velho, foi aclamada por maioria absoluta e foi difundida pelo Movimento Estudantil combativo como FORA JANUÁRIO. O afastamento do reitor, defendido pelo movimento docente e estudantil, se baseia no que prevê a lei 8112/90. Defendemos durante a greve o afastamento do reitor José Januário para que a vice-reitora, Maria Cristina Vitorino França, assumisse a reitoria, já que esta, não está envolvida com as diversas irregularidades denunciadas.

Nos últimos dias, os partidários do Reitor Januário Amaral, iniciaram uma movimentação para impedir que a Professora Maria Cristina assuma a reitoria, numa clara tentativa desesperada de provocar uma intervenção federal na UNIR, o que refutamos e deixamos claro desde o início do movimento. Este tipo de ação, orquestrada em conluio com o grupo político que sustenta o reitor, visa destruir todas as provas que o incriminam.

Docentes e estudantes do Campus de Rolim de Moura não aceitarão intervenção federal na Universidade Federal de Rondônia. Defendemos que os espaços democráticos de nossa Instituição e que docentes e estudantes que almejam uma Universidade comprometida com a qualidade de ensino, de pesquisa e extensão e que sirva verdadeiramente o povo sejam respeitados.

Rolim de Moura, 23 de novembro de 2011.

Comando Unificado de Greve dos Docentes e Estudantes

Campus de Rolim de Moura
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)