Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Com 75% da população no campo, Alto Alegre faz 17 anos



Com 75% da população no campo, o município de Alto Alegre dos Parecis completa 17 anos de vida, com uma comemoração que se estende hoje (21) por durante todo o dia. Prefeito de dois mandatos (2005-2009 e 2009-2010) – no segundo saiu para se candidatar a deputado federal -, Padre Ton vai cumprir agenda nas comemorações.

Segundo o deputado Padre Ton, Alto Alegre tem uma população majoritariamente rural (75%), o que é uma característica de municípios pequenos. “Em Rondônia os municípios de médio porte já tem a maioria de sua população nas cidades, o que não é o caso de Alto Alegre”, diz.

Com cerca de 13 mil habitantes, o município tem sua economia voltada para agricultura. Feijão, milho, tomate e café e a produção de leite e gado de corte são os principais ativos de sua economia.

O vereador Jerry Adriani (PT) destaca que a agricultura familiar na região é preponderante, e que a prefeitura, nos últimos anos, fez um esforço enorme para dotar o município de maquinas e equipamentos de apoio aos produtores rurais na recuperação das linhas vicinais. “A manutenção das linhas e pontes é muito importante para as famílias agrícolas. É sem dúvida uma prioridade”.

O deputado Padre Ton lembra que os ex parlamentares Eduardo Valverde e Fátima Cleide muito contribuíram com a administração de Alto Alegre, destinando, em seus mandatos, emendas todos os anos. “Eles ajudaram muito a região”, diz o deputado. O prefeito Dirceu Alexandre (PSB), que sucedeu Padre Ton, também reconheceu em diversas ocasiões o apoio da bancada petista.

A partir das 15 h tem uma carreata e à noite terá show de calouros e uma festa com a banda Hora Nacional, do Paraná.

No domingo, em Buritis, o deputado Padre Ton promoveu um debate com a comunidade, na Câmara de Vereadores, sobre o programa Luz para Todos, Transposição e Código Florestal, matéria que está no Senado para votação.

“Tenho feito um agenda com a preocupação de explicar à população sobre o funcionamento do Congresso Nacional, quais são as suas competências e debater os grandes temas nacionais, como o Código Florestal, que estão pautando a vida dos parlamentares. Já estou também discutindo a reforma política, que considero fundamental”, afirma Padre Ton.

Fonte: Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)