Porto Velho (RO) domingo, 24 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Com 75% da população no campo, Alto Alegre faz 17 anos



Com 75% da população no campo, o município de Alto Alegre dos Parecis completa 17 anos de vida, com uma comemoração que se estende hoje (21) por durante todo o dia. Prefeito de dois mandatos (2005-2009 e 2009-2010) – no segundo saiu para se candidatar a deputado federal -, Padre Ton vai cumprir agenda nas comemorações.

Segundo o deputado Padre Ton, Alto Alegre tem uma população majoritariamente rural (75%), o que é uma característica de municípios pequenos. “Em Rondônia os municípios de médio porte já tem a maioria de sua população nas cidades, o que não é o caso de Alto Alegre”, diz.

Com cerca de 13 mil habitantes, o município tem sua economia voltada para agricultura. Feijão, milho, tomate e café e a produção de leite e gado de corte são os principais ativos de sua economia.

O vereador Jerry Adriani (PT) destaca que a agricultura familiar na região é preponderante, e que a prefeitura, nos últimos anos, fez um esforço enorme para dotar o município de maquinas e equipamentos de apoio aos produtores rurais na recuperação das linhas vicinais. “A manutenção das linhas e pontes é muito importante para as famílias agrícolas. É sem dúvida uma prioridade”.

O deputado Padre Ton lembra que os ex parlamentares Eduardo Valverde e Fátima Cleide muito contribuíram com a administração de Alto Alegre, destinando, em seus mandatos, emendas todos os anos. “Eles ajudaram muito a região”, diz o deputado. O prefeito Dirceu Alexandre (PSB), que sucedeu Padre Ton, também reconheceu em diversas ocasiões o apoio da bancada petista.

A partir das 15 h tem uma carreata e à noite terá show de calouros e uma festa com a banda Hora Nacional, do Paraná.

No domingo, em Buritis, o deputado Padre Ton promoveu um debate com a comunidade, na Câmara de Vereadores, sobre o programa Luz para Todos, Transposição e Código Florestal, matéria que está no Senado para votação.

“Tenho feito um agenda com a preocupação de explicar à população sobre o funcionamento do Congresso Nacional, quais são as suas competências e debater os grandes temas nacionais, como o Código Florestal, que estão pautando a vida dos parlamentares. Já estou também discutindo a reforma política, que considero fundamental”, afirma Padre Ton.

Fonte: Mara Paraguassu
 

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Conforme o inverno amazônico apresenta maior precipitação pluviométrica, causando danos às estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Agricultura, P

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie