Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

COLORADO DO OESTE: Alistamento biométrico dia 3 março


O Ginásio de Esportes Chagas Neto é o local para o cadastramento biométrico dos eleitores de Colorado do Oeste (RO), no período de 3 de março a 1º de abril deste ano. A definição do local saiu após solicitação da Justiça Eleitoral à prefeitura do Município. Em Rondônia, somente os eleitores de Colorado do Oeste passarão pela novidade de revisão por meio do novo sistema. Foram apenas três municípios em todo o País selecionados pelo Tribunal Superior Eleitoral para participar do projeto-piloto de cadastramento eleitoral por sistema biométrico. Os outros dois são Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC).

O objetivo de se fazer este cadastramento biométrico é de aprimorar cada vez mais o sistema de votação, oferecendo ainda mais rapidez e, principalmente, excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, que hoje ainda existe. A expectativa é de que em dez anos todos os estados do país tenham urnas com leitores biométricos. A escolha de Colorado do Oeste já mexe com a cidade, e virou notícia  no mundo inteiro com essa inovação, ante a ampla divulgação nacional e internacional. Durante o processo de alistamento, a mídia nacional e do exterior deverão acompanhar o desenrolar dos trabalhos em Colorado do Oeste.

No início da semana, a juíza da 8ª Zona Eleitoral, Roberta Cristina, reuniu-se com autoridades do município  e profissionais da imprensa, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, para dar conhecimento acerca da novidade. A reunião contou com a participação do jornalista Renato Parente, assessor de Comunicação Social do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que explicou com detalhes sobre a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico. O eleitor deve comparecer ao ginásio no período estipulado para o recadastramento (3 de março a 1º de abril), pois do contrário terá o titulo cancelado.

Renato Parente informou que o Tribunal optou por implementar o sistema em municípios com aproximadamente 15 mil eleitores; que estivessem na iminência de passar por um processo de revisão de seu eleitorado e que atendessem à variabilidade necessária de teste das impressões digitais.  O Cartório Eleitoral da 8ª Zona receberá equipamentos - computador portátil com máquina fotográfica digital e leitor biométrico - para cadastrar os eleitores através das impressões digitais e fotografia digitalizada. Serão utilizados 20 kits para cadastrar seus eleitores.

Fonte: TRE/ TSE

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç