Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cerca de 600 famílias beneficiadas em Ji-Paraná



Equipe do Projeto Estradão iniciou a recuperação da estrada conhecida como Linha 9, na zona Rural de Ji-Paraná, região Central do Estado. São cerca de 30 quilômetros onde homens do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) executam o parolamento, encascalhamento e limpeza lateral da via, como parte do Projeto Estradão. A previsão é que o trabalho seja encerrado na próxima semana, conforme o residente regional do DER em Ji-Paraná, Jozsef Cseke.

A estrada inicia-se no quilômetro 9 da BR-364 em Ji-Paraná e vai até a Linha 28, no limite com o município de Urupá, na região de Ouro Preto do Oeste. De acordo com o residente regional, cerca de 600 produtores rurais serão beneficiados diretamente com a recuperação da estrada. “Ao longo da rodovia existem muitas linhas vicinais, os chamados travessões, onde famílias sobrevivem da produção rural, principalmente da cafeicultura e da produção leiteira e de seus derivados.

Morador da Linha 9, há 16 anos, o mineiro Agnaldo Crugel, 42 anos, elogiou o trabalho executado pelo DER. Disse que é produtor de leite e que a estrada é de fundamental importância para o sustento de sua família, assim com é para os demais moradores que dependem da estrada. Ao receber os panfletos sobre o Projeto Estradão, Agnaldo se disse muito feliz ao saber que todos os anos a linha que passa na frente de seu lote será patrolada e encascalhada. A via também receberá placas de sinalização e indicação e os trevos estaduais serão iluminados.

Lúcio Mosquini, diretor-geral do DER, afirmou que o Projeto Estradão está em execução nos quatro cantos do Estado, conforme compromisso do governador Confúcio Moura, durante a campanha. “O governador prometeu que o DER não deixaria os produtores rurais sem estradas em condições de trafegabilidade e o Projeto Estradão está ai para comprovar”, ressaltou o diretor.

Mosquini disse que conhece região da Linha 9 e que sabe da importância dos produtores para a economia ji-paranaense. Lembrou, ainda, que ao longo da estrada tem a Escola da Família Agrícola (EFA) Itapirema. O diretor destacou que sem estradas em boas condições, por exemplo, não haveria aula na EFA.

Fonte: Decom / Nilson Nascimento

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)