Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cerca de 600 famílias beneficiadas em Ji-Paraná



Equipe do Projeto Estradão iniciou a recuperação da estrada conhecida como Linha 9, na zona Rural de Ji-Paraná, região Central do Estado. São cerca de 30 quilômetros onde homens do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) executam o parolamento, encascalhamento e limpeza lateral da via, como parte do Projeto Estradão. A previsão é que o trabalho seja encerrado na próxima semana, conforme o residente regional do DER em Ji-Paraná, Jozsef Cseke.

A estrada inicia-se no quilômetro 9 da BR-364 em Ji-Paraná e vai até a Linha 28, no limite com o município de Urupá, na região de Ouro Preto do Oeste. De acordo com o residente regional, cerca de 600 produtores rurais serão beneficiados diretamente com a recuperação da estrada. “Ao longo da rodovia existem muitas linhas vicinais, os chamados travessões, onde famílias sobrevivem da produção rural, principalmente da cafeicultura e da produção leiteira e de seus derivados.

Morador da Linha 9, há 16 anos, o mineiro Agnaldo Crugel, 42 anos, elogiou o trabalho executado pelo DER. Disse que é produtor de leite e que a estrada é de fundamental importância para o sustento de sua família, assim com é para os demais moradores que dependem da estrada. Ao receber os panfletos sobre o Projeto Estradão, Agnaldo se disse muito feliz ao saber que todos os anos a linha que passa na frente de seu lote será patrolada e encascalhada. A via também receberá placas de sinalização e indicação e os trevos estaduais serão iluminados.

Lúcio Mosquini, diretor-geral do DER, afirmou que o Projeto Estradão está em execução nos quatro cantos do Estado, conforme compromisso do governador Confúcio Moura, durante a campanha. “O governador prometeu que o DER não deixaria os produtores rurais sem estradas em condições de trafegabilidade e o Projeto Estradão está ai para comprovar”, ressaltou o diretor.

Mosquini disse que conhece região da Linha 9 e que sabe da importância dos produtores para a economia ji-paranaense. Lembrou, ainda, que ao longo da estrada tem a Escola da Família Agrícola (EFA) Itapirema. O diretor destacou que sem estradas em boas condições, por exemplo, não haveria aula na EFA.

Fonte: Decom / Nilson Nascimento

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), segue avançando nas ações de infraestrutura viária. Nes

Defesa Civil de Porto Velho recebe quatro caminhonetes doadas pelo Tribunal de Contas

Defesa Civil de Porto Velho recebe quatro caminhonetes doadas pelo Tribunal de Contas

A Prefeitura de Porto Velho recebeu oficialmente, nesta quarta-feira (2), quatro caminhonetes S10 seminovas doadas pelo Tribunal de Contas do Estado d

Com articulação do governador Marcos Rocha, Ji-Paraná avança rumo à construção de novo terminal aeroportuário

Com articulação do governador Marcos Rocha, Ji-Paraná avança rumo à construção de novo terminal aeroportuário

O governador Marcos Rocha destaca mais um passo rumo à modernização da infraestrutura aeroportuária do terminal do município de Ji-Paraná, com o anú

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está finalizando importante obra no mercado d

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)