Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Centenas de dirigentes municipais na abertura do VI Encontro do TCE



Com o auditório do Maximus Hotéis lotado por centenas de prefeitos, vereadores e técnicos das administrações direta e indireta o Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizou nesta segunda-feira, 2, pela manhã, a Reunião Técnica que abriu oficialmente o VI Encontro Municipal de Atualização Administrativa que continua até a tarde desta terça-feira, 3 em Ji-Paraná, e terá sua etapa seguinte em Vilhena, com a parceria da Associação Rondoniense dos Municípios, AROM.

A mesa de abertura do evento foi formada pelo presidente do TCE conselheiro José Gomes de Melo, governador Ivo Cassol, presidente da ALE-RO Neodi Carlos, presidente da AROM Laerte Gomes, prefeito de Ji-Paraná José Bianco, senador Expedito Júnior, deputada federal Marinha Raupp, procurador-geral do MP/TCE Kazunari Nakashima, conselheiro do TCE/AC Ronaldo Ribeiro, promotor Marcos Valério (MP/RO), vereador Nilton César Rios (presidente da Câmara de Ji-Paraná) e a senhora Ivone Cassol.

Na abertura, o presidente do TCE José Gomes de Melo destacou a parceria da AROM e o interesse do Tribunal em manter diálogo constante com os jurisdicionados, recomendando que os gestores escolham seus assessores considerando sempre a competência, e entendam que a sociedade está cada vez mais antenada, cobrando resultados das propostas de campanha".

O conselheiro Valdivino Crispim fez uma síntese da palestra que a seguir iria proferir, citando os índices de desenvolvimento do Estado e as razões da realização do VI Encontro, "para a atualização do conhecimento, o início dos mandatos e a plena aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal".

O prefeito de Ji-Paraná José Bianco, e o presidente da AROM, Laerte Gomes, lembraram a parceria que o Tribunal de Contas vem oferecendo às administrações municipais. O procurador do MP/RO Marcos Valério disse ser importante a proposta de parceria entre os gestores públicos e as instituições como o Tribunal de Cotnas.

O presidente da ALE-RO deputado Neodi Carlos lembrou a importância do relacionamento que o gestor público deve ter com sua comunidade, para o sucesso dos projetos que pretenda desenvolver. Disse ainda que durante seus dois mandatos como prefeito e, agora, na ALE-RO, sempre teve no TCE um órgão parceiro.

A deputada federal Marinha Raupp disse ser importante que o Tribunal busque orientar os gestores públicos, e o senador Expedito Júnior lembrou o trabalho desenvolvido pelos técnicos do TCE, para encontrar caminhos para uma solução favorável ao Estado na questão do Beron.

Encerrando, o governador Ivo Cassol reconheceu que eventos como este VI Encontro promovido pelo Tribunal de Contas, são fundamentais para que técnicos municipais possam aprimora seus conhecimentos. "Não basta apenas o prefeito estar presente, mas deve trazer seus técnicos, para que possam aprender mais e, assim, ampliar a boa qualidade dos serviços que devem oferecer à sociedade".

Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç