Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CDR aprova criação de ZPE em Guajará-Mirim


Senadora Fátima parabeniza Raupp pela iniciativa de projeto de lei

A aprovação da criação da Zona de Processamento de Exportação(ZPE) no município de Guajará-Mirim na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR)  hoje (16) contou com manifestação favorável da senadora Fátima Cleide ao projeto de lei apresentado pelo senador Valdir Raupp (PMDB) que propôs a iniciativa.

“O senador Valdir Raupp está de parabéns pela iniciativa. Guajará-Mirim é um município cujo desenvolvimento precisa ser estimulado, é um dos municípios menos desenvolvidos de Rondônia e a desigualdade precisa ser reduzida. E penso que o município reúne as condições para criação da ZPE”, disse a senadora.

As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente com o exterior. São criadas em regiões menos desenvolvidas para  reduzir os desequilíbrios regionais, fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do País. O projeto de lei do senador Raupp tem o número 349/7.

A CDR aprovou ainda sete projetos que permitem a criação de outras ZPEs no País em nove municípios. As regiões atendidas são Macapá e Santana, ambas no Amapá; Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul; Bacabeiras, no Maranhão; Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; Rorainopólis e Caracaraí, em Roraima e Campina Grande, na Paraíba.      

Fonte: Mara Paraguassu

 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)