Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CDL Ji-Paraná comemora 30 anos de criação


No ano de 1983 o município de Ji-Paraná figurava o franco desenvolvimento. Mas, naquela década tudo acontecia, ainda, devagar e com poucos recursos. Mesmo assim, o desejo de representatividade e busca por melhorias ao comércio surgiu com a criação do Clube de Dirigentes Lojistas, atual Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo central da instituição é o fomento da economia local.

Os anos se passaram e as conquistas foram surgindo. Para o presidente da CDL, José Aparecido, o compromisso é reafirmado a cada dia. “Nós nascemos com um compromisso e permanecemos nele: atuar com transparência pela coletividade. Afinal, três décadas de história demonstra que temos feito o que é certo e que temos muitos a fazer”, reforçou.

Até o fim do ano passado somavam 889 associados à CDL, em março deste ano este número saltou para 1.004 novos agregados. “Estamos entre as 30 maiores CDLs do Brasil, segundo estatísticas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL. O nosso trabalho esta pautado no progresso econômico e social da cidade”, lembrou o diretor e ex-presidente da instituição, Osmar Farinácio.


CONQUISTAS

A prestação de serviços e oferta de facilidades ao associado é uma das bandeiras. Com isso, a CDL possibilitou mais segurança às vendas, evitando prejuízos, com a implantação do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A transição de informações de acordo com a Legislação foi facilitada com segurança, praticidade e sigilo através do Certificado Digital, uma obrigação atualmente.

A comunição acontece com economia, pode-se falar mais e pagar menos com o plano de telefonia móvel CDL Celular. Ainda está entre os benefícios a possibilidade de recrutamento de colaboradores através do Banco de Empregos (Bemp) através de plataforma no site oficial da CDL. Está à disposição do associado o serviço de Assessoria Jurídica para que orientação ao empresário na hora da tomada de decisões. O Auditório da CDL foi ampliado e recebeu estrutura moderna para a realização de palestras e treinamentos.
 

HISTÓRIA

A primeira diretoria além do presidente Antônio Viana, contava com os seguintes membros: Vicente Felizario Filho, vice-presidente, e Everaldo José de Lima, diretor.  As reuniões aconteciam em sala improvisada e, somente em 1993, foi adquirido um imóvel, onde é hoje, a sede da CDL. 


COMEMORAÇÃO

Está programada para o dia 16 de março, às 20h, a solenidade exclusiva aos associados pelos 30 anos da CDL Ji-Paraná. O evento será no Clube Vera Cruz. Serão entregues homenagens aos ex-presidentes e show com o Glauber Cunha,  vencedor do 2º Concurso de Stand-up Comedy do programa Tudo é Possível (TV Record), 2012. Após, haverá o show dançante com a banda Swing Country.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)