Quinta-feira, 7 de março de 2013 - 10h55
No ano de 1983 o município de Ji-Paraná figurava o franco desenvolvimento. Mas, naquela década tudo acontecia, ainda, devagar e com poucos recursos. Mesmo assim, o desejo de representatividade e busca por melhorias ao comércio surgiu com a criação do Clube de Dirigentes Lojistas, atual Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo central da instituição é o fomento da economia local.
Os anos se passaram e as conquistas foram surgindo. Para o presidente da CDL, José Aparecido, o compromisso é reafirmado a cada dia. “Nós nascemos com um compromisso e permanecemos nele: atuar com transparência pela coletividade. Afinal, três décadas de história demonstra que temos feito o que é certo e que temos muitos a fazer”, reforçou.
Até o fim do ano passado somavam 889 associados à CDL, em março deste ano este número saltou para 1.004 novos agregados. “Estamos entre as 30 maiores CDLs do Brasil, segundo estatísticas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL. O nosso trabalho esta pautado no progresso econômico e social da cidade”, lembrou o diretor e ex-presidente da instituição, Osmar Farinácio.
CONQUISTAS
A prestação de serviços e oferta de facilidades ao associado é uma das bandeiras. Com isso, a CDL possibilitou mais segurança às vendas, evitando prejuízos, com a implantação do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A transição de informações de acordo com a Legislação foi facilitada com segurança, praticidade e sigilo através do Certificado Digital, uma obrigação atualmente.
A comunição acontece com economia, pode-se falar mais e pagar menos com o plano de telefonia móvel CDL Celular. Ainda está entre os benefícios a possibilidade de recrutamento de colaboradores através do Banco de Empregos (Bemp) através de plataforma no site oficial da CDL. Está à disposição do associado o serviço de Assessoria Jurídica para que orientação ao empresário na hora da tomada de decisões. O Auditório da CDL foi ampliado e recebeu estrutura moderna para a realização de palestras e treinamentos.
HISTÓRIA
A primeira diretoria além do presidente Antônio Viana, contava com os seguintes membros: Vicente Felizario Filho, vice-presidente, e Everaldo José de Lima, diretor. As reuniões aconteciam em sala improvisada e, somente em 1993, foi adquirido um imóvel, onde é hoje, a sede da CDL.
COMEMORAÇÃO
Está programada para o dia 16 de março, às 20h, a solenidade exclusiva aos associados pelos 30 anos da CDL Ji-Paraná. O evento será no Clube Vera Cruz. Serão entregues homenagens aos ex-presidentes e show com o Glauber Cunha, vencedor do 2º Concurso de Stand-up Comedy do programa Tudo é Possível (TV Record), 2012. Após, haverá o show dançante com a banda Swing Country.
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)