Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5

A solenidade com as autoridades inicia a partir das 8h no centro


Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5 - Gente de Opinião

Faltando um dia para a tradicional Cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) 2025, a Paredão Agro e a Associação Rural de Rondônia (ARR) estimam reunir centenas de pessoas, no sábado (5), na avenida Clóvis Arraes, centro (1ºdistrito) de Ji-Paraná, a partir das 8h, com a largada prevista para às 9h.

O evento marca a abertura oficial da 44ª edição da feira agropecuária, que inicia na próxima quarta-feira (9), no Parque de Exposição Hermínio Victorelli (2º distrito). Após a solenidade com as autoridades, o desfile percorrerá as avenidas Clóvis Arraes, cruzando para a Transcontinental (BR-364), seguindo para a avenida Brasil (2º distrito). A cavalgada seguirá até a rua Maracatiara (T-20) e descerá a avenida Governador Jorge Teixeira (K-5), até o portão da T-18.

Segundo o presidente da Expojipa 2025, Sérgio Suganuma, o desfile é voltado somente para cavalos e mulas, sendo vetada a participação de carroças, bois, búfalos, motoqueiros e ciclistas.  Ele informou que foi proibido pelas autoridades de segurança e jurídicas o uso de chicotes, esporas, canivetes e facas.

Os ajustes e orientações do Ministério Público de Rondônia (MPRO), juntamente com as polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM), Civil (PC),Corpo de Bombeiros Militares (BM), Prefeitura Municipal e demais entidades de trânsito e de proteção e bem-estar animal, são para a prevenção de acidentes e segurança dos participantes, danos materiais, crimes e maus-tratos a animais.

Premiações

A Expojipa 2025 premiará as comitivas inscritas nas categorias da Comitiva mais Numerosa (R$ 5 mil), 2ª maior comitiva caracterizada e uniformizada (20 passaportes), o casal mais bem trajado (2 passaportes) e o cavaleiro e amazona (mais idoso (a), mais bem trajados, junto com o cavalo mais bem adornado (1 passaporte cada).

Para serem premiadas, as comitivas devem estar organizadas e uniformizadas Sair do ponto de concentração e chegar até o Parque Hermínio Victorelli. A conferência das será feita no fim do desfile. Só participa quem realizar a inscrição até sexta-feira (4),às 18h, pelo whatsapp (69) 9.9213-0547.

Queima do Alho Laerte Gomes

Após a cavalgada, acontece a “Queima do Alho Laerte Gomes” como show nacional de Delley & Dorivan no Parque de Exposição Hermínio Victorelli. A entrada será de R$ 30,00 que valerá um almoço com comida raiz. O show é patrocinado pelo deputado estadual, Laerte Gomes (PSD). Os ingressos podem ser adquiridos no parque de exposição ou no portão de entrada na T-18.

Demais orientações

Ainda adotando os termos do alinhamento com os órgãos parceiros,durante o desfile, a Comissão da Cavalgada solicita que não sejam utilizadas garrafas de vidro ou objetos que possam ferir pessoas e animais. Lembrando que crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos responsáveis e os animais devem ser tratados, alimentados e hidratados com água pelos proprietários. A Expojipa 2025 inicia na próxima quarta-feira (9) e segue até domingo (13) com atrações para todos os públicos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia inscrições para a 8ª edição da

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia inscrições para a 8ª edição da

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), anuncia a abertura das inscrições para a 8ª ed

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo 152 novas oportunidades de empreg

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento

Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica

Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica

Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)