Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cassol e Capixaba solicitam à Azul voo para Cacoal


 
O senador Ivo Cassol (PP-RO) recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, acompanhado do vice-presidente de Operações, Miguel Dau, do diretor de Relações Institucionais, Adalberto Febeliano e do deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), para encaminhar pedido de início de operações da empresa no aeroporto de Cacoal.

Cassol fez uma explanação do potencial econômico da região apresentando os expressivos índices de crescimento do estado nos últimos anos e a necessidade que a população, de cerca de 600.000 habitantes, tem em ter disponível uma linha aérea ligando Cacoal à Cuiabá – e de lá aos principais aeroportos do país, além da capital, Porto Velho.

Segundo o presidente Pedro Janot, a Azul tem como base o aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde fica sua sede. A empresa, que está no mercado a dois anos e meio, conta atualmente com 31 aviões a jato EMB-195 com capacidade para 110 passageiros, todos fabricados pela Embraer (outros 40 foram encomendados), e 6 aviões turboélices modelo ATR-42, de fabricação européia, com capacidade para 66 passageiros.

A empresa está operando em 106 vôos diários para 36 destinos e conta atualmente com 3.600 funcionários, devendo chegar a 5.000 até o fim do ano. Segundo Janot, a Azul é a empresa aérea que mais cresceu no mundo nos últimos dois anos, além de ser a mais eficiente e pontual do setor.

O presidente da Azul ficou impressionado com os números apresentados por Cassol, que além do ofício solicitando o início das operações entregou um relatório completo contendo os dados econômicos, populacionais e distâncias dos municípios que abrangem a região da Zona da Mata, Cone Sul e Vale do Guaporé, onde estão os potenciais passageiros da empresa.

Diante dos números, Janot confirmou o interesse da empresa em operar no aeroporto de Cacoal, o que só será possível após um estudo de viabilidade técnica e econômica da região e do aeroporto. Hoje, por exemplo, a empresa não poderia operar com suas aeronaves devido que ainda não está em funcionamento o auxílio-rádio, equipamento que permite a conversa entre o piloto e o operador em terra, para controle de pousos e decolagens. Mas, segundo o deputado Nilton Capixaba, os equipamentos já foram licitados e deverão ser instalados em breve.

Preocupado com o desenvolvimento do estado, o senador Ivo Cassol explicou que a implantação de uma empresa aérea no aeroporto de Cacoal é fundamental para o crescimento da região e de Rondônia, uma vez que o agronegócio é a grande vocação de Cacoal e dos municípios ao redor. “Com a implantação de uma empresa aérea em Cacoal ficará muito mais fácil e rápido para a população local se deslocar para os grandes centros do país, exportar a produção e, principalmente, trazer empresários interessados em investir no estado, a exemplo da própria Azul, que desconhecia nosso potencial”, disse.

Os diretores da Azul Linhas Aéreas iniciarão um estudo de viabilidade nos próximos dias, com visitas e pesquisas em Cacoal e municípios próximos, visando a implantação da empresa. “Rentabilidade em voar para o estado, custo das tarifas e base regional de apoio das aeronaves são os principais desafios que teremos que enfrentar, mas a princípio vemos com muito interesse a operação em Cacoal”, afirmou Janot ao fim da reunião, quando recebeu de Cassol um chapéu e o convite para conhecer Rondônia e praticar a pesca esportiva no rio Guaporé, convite prontamente aceito pelo presidente.


Fonte: Marcelo Freire
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam