Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cassol e Cahulla inauguram o Aeroporto Regional de Cacoal



Uma grande festa popular marcou a inauguração do aeroporto Capital do Café, em Cacoal, na manhã deste sábado (27), com grande presença de autoridades e populares convidados, além de diversas aeronaves estacionadas no pátio. “Depois de vinte anos de espera Cacoal e região terá um aeroporto com capacidade para receber vôos comerCassol e Cahulla inauguram o Aeroporto Regional de Cacoal  - Gente de Opiniãociais, esta é uma das principais obras da nossa administração”, disse Cassol em entrevista coletiva à imprensa ao chegar. 

A festa começou cedo, por volta das 8:30 hrs., com a chegada do público e o pouso de uma aeronave Brasília, da Força Aérea Brasileira, aviões particulares e ultra-leves. Às 9:30 a orquestra Shekiná da Igreja Evangélica Assembléia de Deus deu início à solenidade executando o Hino Nacional Brasileiro, seguido pela apresentação da fanfarra Garras de Águia da Escola Aurélio Buarque e a bênção inaugural. 

O ex-deputado federal, e atual sub-chefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, foi encarregado pelo governador Ivo Cassol de concluir a obra, fruto de uma sua idéia no longínquo ano de 1990, durante uma audiência de Capixaba com o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, o ex-deputado apresentou ao presidente um projeto para construção de um aeroporto em Cacoal. “A minha idéia foi muito criticada pelas lideranças daquela época, mas eu olhava para o futuro. Hoje o aeroporto é realidade e a população de Cacoal e região poderá usufruir de mais esta grande obra depois de 20 anos de muita luta e muito trabalho”, disse emocionado em seu discurso. 

O coronel aviador Luis Carlos Rodrigues Albino, chefe do estado maior do Comando Aéreo, representou na solenidade o Brigadeiro Souza e Melo, comandante do VII Comando Aéreo Regional de Manaus, e declarou que um aeroporto é um vetor do progresso de uma região. Ele estava acompanhado do coronel Vargas, comandante geral de segurança dos aeroportos da região amazônica, e elogiou a iniciativa do Governo do Estado em concluir mais esta obra, de grande importância para o desenvolvimento de Cacoal e região. 

Tanto o deputado estadual Neodi Carlos, presidente da Assembléia Legislativa, quanto o prefeito de Cacoal, Padre Franco, elogiaram e parabenizaram a administração estadual por mais este grande benefício à população. “O aeroporto de Cacoal é um sonho da população que está sendo realizado, só temos a agradecer por esta grande obra”, disse o prefeito. 

Ao fazer uso da palavra, o vice-governador João Cahulla reafirmou o compromisso do Governo do Estado em trabalhar em parceria com o Governo Federal e as prefeituras municipais para trazer benefícios à população. Ele parabenizou os membros da COPAHRC (Comissão Pró Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal), representado na pessoa do professor Ismael Cury, homenageado com um certificado de honra ao mérito pela sua luta para que o aeroporto fosse concluído, além do Governo Federal e das autoridades e proprietários rurais que contribuíram na doação do terreno, e que juntos possibilitaram a conclusão do aeroporto. 

O governador Ivo Cassol parabenizou as autoridades presentes, citando nominalmente o Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Saito, que cedeu o caminhão de combate à incêndio, sem o qual o aeroporto não poderia ser homologado, e em especial à população de Cacoal, que sempre acreditou na administração do estado que esta obra seria concluída. Cassol explicou que lamentavelmente não vai poder entregar o Hospital Regional totalmente em funcionamento, apenas a obra civil. “Mesmo com um acordo firmado e ordem da ministra Dilma Roussef o Ministério da Saúde não repassou os R$ 35 milhões que foi combinado para comprar os equipamentos hospitalares. Fizemos a nossa parte, concluímos a obra e mais uma vez fomos enganados, mas nesta segunda-feira eu estarei em Brasília para resolver de vez essa questão com o presidente Lula”, disse Cassol sob aplausos do grande público presente. 

Após os discursos houve o descerramento da placa inaugural, queima de fogos e as autoridades visitaram as instalações do novo aeroporto e aconteceram vôos panorâmicos para 100 pessoas, sorteadas entre os presentes que receberam senhas. 

Cassol e Cahulla seguiram depois para Vilhena, onde abriram a Campanha de Combate a Febre Aftosa. 

Estavam presentes o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o deputado Natan Donadon, os deputados estaduais Neodi Carlos de Oliveira, Tiziu Jidalias, Walter Araújo, Luís Cláudio, Amauri dos Santos, Kaká Mendonça e Ezequiel Neiva, além de prefeitos, vereadores e autoridades da região.

Aeroporto concluído e entregue

Iniciada em 2002, foram investidos pelo Governo do Estado aproximadamente 20 milhões de reais na construção desta grande obra para Cacoal e região. As empresas Ocean Air, Trip e Passaredo já sinalizaram a intenção de colocar a rota do aeroporto de Cacoal para o restante do país, e para tanto está concluindo estudos de viabilidade comercial, que já se mostrou positiva em virtude da região, de forte vocação agropecuária e turística, onde o aeroporto está instalado. 

O aeroporto de Cacoal receberá, na próxima semana, a segunda inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil para autorização de aeronaves de grande porte, visando à liberação para vôos regulares comerciais e inspecionar os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, o detector de metal, as câmeras de segurança, a conclusão da obra, alojamento para os bombeiros e o funcionamento do caminhão de combate a incêndio, tudo para comprovar a segurança e o bom funcionamento do novo aeroporto, que terá capacidade inicial de realizar 700 vôos anuais. 

Possui uma pista de 2.100 metros e pátio de manobras de asfalto usinado, tamanho superior ao aeroporto de Congonhas e de outros aeroportos do país, que permite o pouso de aeronaves de grande porte. No local foi construído o pátio de estacionamento de veículos, realizada a urbanização das vias de acesso e a cerca em todo o terreno, numa área de 600 x 3.000 metros. No total, seis empreiteiras trabalharam em toda obra, empregando cerca de 300 operários. 

Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)