Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cartilha sobre Flona do jamari movimenta Itapuã


 
O lançamento da Cartilha “Floresta Nacional do Jamari – Conservação e Sustentabilidade” marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente em Itapuã do Oeste. O ato aconteceu na noite de segunda-feira (30), no auditório da Escola Municipal Dr. Custódio com a presença de estudantes, professores e entidades parceiras. Uma programação especial foi planejada em alusão a Semana do Meio Ambiente com mostras de vídeos, palestras e varal fotográfico. As atividades serão realizadas até o dia 3 de junho.

Além das ações nas escolas, diariamente estudantes do município farão visitas ao Viveiro Municipal e à Floresta Nacional (Flona) do Jamari, conhecendo as ações de combate as mudanças climáticas do Projeto Semeando Sustentabilidade realizado pela Rioterra, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

O objetivo das ações é mostrar a importância da preservação da Flona do Jamari e como utilizar os recursos naturais de forma sustentável para manutenção dos serviços ambientais que a floresta presta, fundamentais na economia local, que tem como base o uso destes recursos.

Nas escolas, a equipe de Educação Ambiental da Rioterra apresenta vídeos e painéis fotográficos destacando temas sobre resíduos sólidos, aquecimento global, controle das queimadas e a importância da água. Além da cartilha da Flona, diversos materiais impressos são distribuídos para orientar a comunidade.

Segundo Alexis Bastos, coordenador geral do Projeto Semeando Sustentabilidade, a Cartilha da Floresta Nacional do Jamari é um instrumento educacional valioso para conscientizar a população sobre a importância desta unidade de conservação como bem comum que deve cumprir suas funções sociais, ambientais, econômicas e culturais para as quais foi criada.

O chefe da Flona do Jamari, Carlos Renato, destacou que a cartilha é um excelente produto editorial para a divulgação das ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio e das ações da Flona. “A cartilha está completa. Aborda importantes temas e é uma excelente maneira de passar as informações com qualidade”, destacou.

Fonte: Solano Ferreira

 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento