Quarta-feira, 1 de junho de 2011 - 14h04
O lançamento da Cartilha “Floresta Nacional do Jamari – Conservação e Sustentabilidade” marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente em Itapuã do Oeste. O ato aconteceu na noite de segunda-feira (30), no auditório da Escola Municipal Dr. Custódio com a presença de estudantes, professores e entidades parceiras. Uma programação especial foi planejada em alusão a Semana do Meio Ambiente com mostras de vídeos, palestras e varal fotográfico. As atividades serão realizadas até o dia 3 de junho.
Além das ações nas escolas, diariamente estudantes do município farão visitas ao Viveiro Municipal e à Floresta Nacional (Flona) do Jamari, conhecendo as ações de combate as mudanças climáticas do Projeto Semeando Sustentabilidade realizado pela Rioterra, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
O objetivo das ações é mostrar a importância da preservação da Flona do Jamari e como utilizar os recursos naturais de forma sustentável para manutenção dos serviços ambientais que a floresta presta, fundamentais na economia local, que tem como base o uso destes recursos.
Nas escolas, a equipe de Educação Ambiental da Rioterra apresenta vídeos e painéis fotográficos destacando temas sobre resíduos sólidos, aquecimento global, controle das queimadas e a importância da água. Além da cartilha da Flona, diversos materiais impressos são distribuídos para orientar a comunidade.
Segundo Alexis Bastos, coordenador geral do Projeto Semeando Sustentabilidade, a Cartilha da Floresta Nacional do Jamari é um instrumento educacional valioso para conscientizar a população sobre a importância desta unidade de conservação como bem comum que deve cumprir suas funções sociais, ambientais, econômicas e culturais para as quais foi criada.
O chefe da Flona do Jamari, Carlos Renato, destacou que a cartilha é um excelente produto editorial para a divulgação das ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio e das ações da Flona. “A cartilha está completa. Aborda importantes temas e é uma excelente maneira de passar as informações com qualidade”, destacou.
Fonte: Solano Ferreira
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)