Quarta-feira, 1 de junho de 2011 - 14h04
O lançamento da Cartilha “Floresta Nacional do Jamari – Conservação e Sustentabilidade” marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente em Itapuã do Oeste. O ato aconteceu na noite de segunda-feira (30), no auditório da Escola Municipal Dr. Custódio com a presença de estudantes, professores e entidades parceiras. Uma programação especial foi planejada em alusão a Semana do Meio Ambiente com mostras de vídeos, palestras e varal fotográfico. As atividades serão realizadas até o dia 3 de junho.
Além das ações nas escolas, diariamente estudantes do município farão visitas ao Viveiro Municipal e à Floresta Nacional (Flona) do Jamari, conhecendo as ações de combate as mudanças climáticas do Projeto Semeando Sustentabilidade realizado pela Rioterra, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
O objetivo das ações é mostrar a importância da preservação da Flona do Jamari e como utilizar os recursos naturais de forma sustentável para manutenção dos serviços ambientais que a floresta presta, fundamentais na economia local, que tem como base o uso destes recursos.
Nas escolas, a equipe de Educação Ambiental da Rioterra apresenta vídeos e painéis fotográficos destacando temas sobre resíduos sólidos, aquecimento global, controle das queimadas e a importância da água. Além da cartilha da Flona, diversos materiais impressos são distribuídos para orientar a comunidade.
Segundo Alexis Bastos, coordenador geral do Projeto Semeando Sustentabilidade, a Cartilha da Floresta Nacional do Jamari é um instrumento educacional valioso para conscientizar a população sobre a importância desta unidade de conservação como bem comum que deve cumprir suas funções sociais, ambientais, econômicas e culturais para as quais foi criada.
O chefe da Flona do Jamari, Carlos Renato, destacou que a cartilha é um excelente produto editorial para a divulgação das ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio e das ações da Flona. “A cartilha está completa. Aborda importantes temas e é uma excelente maneira de passar as informações com qualidade”, destacou.
Fonte: Solano Ferreira
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)