Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020

Carta aberta de Dom Geraldo às autoridades - Hospital Bom Pastor poderá fechar

Paris, 18 de setembro de 2010

Senhores,

Saudações fraternas do meu país de origem, a França, onde estou só pensando e trabalhando para meu país e minha terra de adoção: o Brasil e Guajará-Mirim.

Minha máxima preocupação continua sendo o Hospital Bom Pastor cuja situação permanece muito grave, por causa do pagamento, cada mês, do pesado “Imposto Patronal”.

No dia 10 de setembro de 2010, reuniu-se a Assembléia Geral da Associação “ Lettre d’Amazonie”, que sustenta as obras sociais da diocese de Guajará-Mirim. Informei a diretoria e os membros desta Associação, que o déficit estrutural de funcionamento do H. B. Pastor chega a 300.000 R$, cobertos pelas doações da França. Estas doações diminuíram de 25% nestes últimos anos, por motivo do câmbio Euro X Real. A Associação pede para que se reduzam ainda mais o orçamento destinado ao Bom Pastor.

Durante a referida Assembléia Geral da Associação, insisti sobre o perigo, se não pagarmos em dia o Imposto Patronal, de termos o Hospital interditado, com a Maternidade do Município de G. Mirim, que está funcionando nele.

Após bastantes discussões, o Conselho de Administração consentiu aumentar o prazo de alguns meses, até o final do ano, durante os quais a Associação nos enviará o valor correspondente ao Imposto Patronal. Além desta data, cortará impreterivelmente este envio.

Isto significa que, até lá o fim de 2010, deveremos nos esforçar para obtermos do Governo Federal, a Certidão de Filantropia, que nos isentará do Imposto Patronal e que tornará o Hospital Bom Pastor mais viável.

Prezados Senhores, o motivo desta a Va Excia. é que una seus esforços aos nossos, para que consigamos esta Certidão de Filantropia antes do final do ano 2010. Só assim poderemos impedir o trágico e inevitável FECHAMENTO DO HOSPITAL BOM PASTOR no final do ano.

Contando firmemente com vosso apoio, intervenções e iniciativas, despedimo-nos respeitosa e cordialmente.

Dom Geraldo Verdier,

Bispo diocesano e

Diretor do Hospital Bom Pastor

Fonte: Jornal O Mamoré