Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Carta aberta de Dom Geraldo às autoridades - Hospital Bom Pastor poderá fechar




Paris, 18 de setembro de 2010


Senhores,

Saudações fraternas do meu país de origem, a França, onde estou só pensando e trabalhando para meu país e minha terra de adoção: o Brasil e Guajará-Mirim.

Minha máxima preocupação continua sendo o Hospital Bom Pastor cuja situação permanece muito grave, por causa do pagamento, cada mês, do pesado “Imposto Patronal”.

No dia 10 de setembro de 2010, reuniu-se a Assembléia Geral da Associação “ Lettre d’Amazonie”, que sustenta as obras sociais da diocese de Guajará-Mirim. Informei a diretoria e os membros desta Associação, que o déficit estrutural de funcionamento do H. B. Pastor chega a 300.000 R$, cobertos pelas doações da França. Estas doações diminuíram de 25% nestes últimos anos, por motivo do câmbio Euro X Real. A Associação pede para que se reduzam ainda mais o orçamento destinado ao Bom Pastor.

Durante a referida Assembléia Geral da Associação, insisti sobre o perigo, se não pagarmos em dia o Imposto Patronal, de termos o Hospital interditado, com a Maternidade do Município de G. Mirim, que está funcionando nele.

Após bastantes discussões, o Conselho de Administração consentiu aumentar o prazo de alguns meses, até o final do ano, durante os quais a Associação nos enviará o valor correspondente ao Imposto Patronal. Além desta data, cortará impreterivelmente este envio.

Isto significa que, até lá o fim de 2010, deveremos nos esforçar para obtermos do Governo Federal, a Certidão de Filantropia, que nos isentará do Imposto Patronal e que tornará o Hospital Bom Pastor mais viável.

Prezados Senhores, o motivo desta a Va Excia. é que una seus esforços aos nossos, para que consigamos esta Certidão de Filantropia antes do final do ano 2010. Só assim poderemos impedir o trágico e inevitável FECHAMENTO DO HOSPITAL BOM PASTOR no final do ano.

Contando firmemente com vosso apoio, intervenções e iniciativas, despedimo-nos respeitosa e cordialmente.

Dom Geraldo Verdier,

Bispo diocesano e

Diretor do Hospital Bom Pastor
 

Fonte: Jornal O Mamoré
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)