Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Carreta Oncológica marca data de atendimento em Ji-Paraná


 

O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC) avisa a todos os ji-paranaenses que participaram da triagem para atendimento na Carreta de Prevenção de Câncer da Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos- HCB), que está confirmado o atendimento para os próximos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), do município. O atendimento havia sido adiado devido a problemas mecânicos na carreta.

Pela terceira vez em Ji-Paraná, a Carreta Oncológica realizará este ano 240 atendimentos nas áreas de câncer de pele, próstata e colo de útero. Segundo Silvia Cristina Amâncio Chagas, coordenadora do HCB em Ji-Paraná, no último ano foram realizados 132 atendimentos na Carreta e desses, nove foram constatados como câncer de colo de útero, 10 como câncer de pele e 12 de próstata.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de diagnosticar o problema logo no início, o que aumenta muito as chances de cura”, afirmou.

De acordo com dados do Hospital do Câncer, no último ano foram recebidos 1.239 pacientes em Barretos, provenientes de Rondônia, e realizados 13.157 atendimentos. Só de Ji-Paraná, foram enviados 155 pacientes e realizados 2.144 atendimentos, o que coloca o município em terceiro lugar no número de pacientes encaminhados. A capital, Porto Velho, encaminhou 161 pacientes e Vilhena 190. Todos os atendimentos são gratuitos.

Todo o trabalho realizado em Ji-Paraná pela Carreta Oncológica acontece em parceria com o GAPC, por meio dos seus membros, que são voluntários; com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Semusa; e também com a colaboração da Cooperativa de Crédito Ji-Cred.

Fonte: Adriana Albuquerque
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce