Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Carreta Oncológica marca data de atendimento em Ji-Paraná


 

O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC) avisa a todos os ji-paranaenses que participaram da triagem para atendimento na Carreta de Prevenção de Câncer da Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos- HCB), que está confirmado o atendimento para os próximos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), do município. O atendimento havia sido adiado devido a problemas mecânicos na carreta.

Pela terceira vez em Ji-Paraná, a Carreta Oncológica realizará este ano 240 atendimentos nas áreas de câncer de pele, próstata e colo de útero. Segundo Silvia Cristina Amâncio Chagas, coordenadora do HCB em Ji-Paraná, no último ano foram realizados 132 atendimentos na Carreta e desses, nove foram constatados como câncer de colo de útero, 10 como câncer de pele e 12 de próstata.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de diagnosticar o problema logo no início, o que aumenta muito as chances de cura”, afirmou.

De acordo com dados do Hospital do Câncer, no último ano foram recebidos 1.239 pacientes em Barretos, provenientes de Rondônia, e realizados 13.157 atendimentos. Só de Ji-Paraná, foram enviados 155 pacientes e realizados 2.144 atendimentos, o que coloca o município em terceiro lugar no número de pacientes encaminhados. A capital, Porto Velho, encaminhou 161 pacientes e Vilhena 190. Todos os atendimentos são gratuitos.

Todo o trabalho realizado em Ji-Paraná pela Carreta Oncológica acontece em parceria com o GAPC, por meio dos seus membros, que são voluntários; com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Semusa; e também com a colaboração da Cooperativa de Crédito Ji-Cred.

Fonte: Adriana Albuquerque
 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)