Quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 08h48
O deputado Jean Oliveira, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, em entrevista à imprensa, convidou a população do município de Santa Luzia DOeste e municípios vizinhos - Alta Floresta, Alto Alegre, Castanheiras, Nova Brasília, Novo Horizonte, Parecis, Primavera, Rolim de Moura e São Felipe - para participar da audiência pública que irá discutir e orientar sobre o Cadastramento Ambiental Rural CAR que será realizada nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 9 horas, na antiga sede da Asberon, à rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, s/nº, bairro Centro. A audiência pública é uma iniciativa do deputado em conjunto com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Santa Luzia DOeste. A secretária estadual do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Rodrigues, já confirmou sua presença no evento.
Criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o Cadastramento Ambiental Rural CAR, se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
O deputado Jean disse que é muito importante que os moradores da área rural do Estado estejam informados sobre o CAR, e não só estejam informados, mas que façam seus devidos cadastros. O parlamentar enumerou alguns dos benefícios do CAR: Fomentar a economia rural; Viabilizar o acesso a agentes financeiros; Contribuir para a consolidação da Agricultura Familiar Sustentável; Fixa os produtores familiares no campo; Garantir a origem legal de matérias primas e habilitar o Estado para as exportações de seus produtos, e ainda, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental Sedam, garante amplo acesso ao pequeno proprietário rural interessado no CAR para que comprove sua regularidade ambiental diante das instituições financeiras para aquisição de crédito rural.
Vamos discutir todas as questões relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural CAR com a secretária estadual do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Rodrigues, presente. Pela importância do tema em debate certamente vamos contar com a participação expressiva da população daquela região, disse o deputado Jean Oliveira.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)