Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias: Vereadores aprovam 04 Projetos de Lei


Candeias do Jamari - Atendendo solicitação do presidente da Câmara Municipal, vereador Benjamim Pereira Soares Júnior, vereadores candeienses compareceram na Reunião Extraordinária (sem remuneração), realizada na tarde da última segunda-feira (24), votaram e aprovaram 04 (quatro) Projetos de Lei, apresentados pelo Executivo Municipal, prefeito Dinho Souza, sendo todos de grande interesse social, não permitindo assim o acúmulo de projetos pendentes enviados a Casa de Leis.

Gratificação para os servidores

O primeiro a ser discutido, votado e aprovado, foi o projeto de Lei nº 684, que cria o sistema de gratificação de incentivo em dinheiro para os servidores públicos do município de Candeias do Jamari, reajuste dos cargos comissionados, determinando o valor mínimo do vencimento básico, beneficiando os funcionários públicos da administração direta, autárquica e fundacional de Candeias do Jamari, em efetivo exercício e que se enquadrem em uma das situações exigidas.

Ampliação da Licença Maternidade

Foi aprovado ainda o Projeto de Lei nº. 687, estabelecendo a ampliação da Licença Maternidade de 120 dias para 180 dias às mães servidoras e empregadas públicas de Candeias do Jamari, uma indicação do então vereador Benjamim Pereira Soares Júnior, que está no seu terceiro mandato consecutivo.

Os vereadores foram unânimes a favor da matéria do Executivo, fazendo assim com que Candeias do Jamari se adequa à Lei Federal de número 11.770, de 09 de setembro de 2008. A matéria segue agora para a sanção do prefeito Dinho Sousa. “Quero aqui parabenizar o colega, vereador Bejim, por este importante projeto, apresentado na gestão passada, não sendo atendido pelo prefeito da época. Na oportunidade, eu era procurador do município e tenho conhecimento deste projeto”, ressaltou o vereador Giuliano Viecilli.

Expansão Urbana

Os vereadores aprovaram em terceira discussão, o Projeto de Lei Nº 688, que preveem condições adequadas para aplicação do Projeto de Lei do Plano Diretor do município, que se encontra em fase de instalação. O seguinte projeto autoriza o Executivo Municipal a receber , a título de doação onerosa do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, a área destinada a expansão do perímetro urbano de Candeias do Jamari, respaldado pela Lei Orgânica Municipal. A partir da aprovação, fica a Prefeitura autorizada a receber a doação, através do Programa Amazônica Terra Legal, de acordo com as coordenadas e pontos extremos da cidade.

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade pelo presidente da Casa de Leis, vereador Bejim, e os vereadores Giuliano, Pedrinho, Paulo Sena, José Luiz, Gentil, Neilton e Júnior Silva. “Não tínhamos nenhum interesse em votar contra esses projetos, haja vista que os principais beneficiados são a comunidade e nossos servidores públicos”, finalizou Bejim.


Fonte: Marlene Matos
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)