Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias do Jamari recebe primeiro PAC da COOPERASA




Iniciando um projeto novo de expansão das áreas de assistência aos associados e cooperados, e ampliar a prestação de serviços técnicos e mão de obra qualificada, a Cooperativa de Trabalho e Empreendedores do Estado de Rondônia (COOPERASA), com sede em Porto Velho (RO) começa a operar na cidade de Candeias do Jamari, ainda neste mês de janeiro de 2011.

A sede da primeira unidade do projeto POSTO DE ATENDIMENTO AO COOPERADO (PAC) está quase pronta, localizada numa das principais ruas comerciais da cidade, na verdade, o centro empresarial de Candeias, na Avenida Ayrton Senna, 167, ao lado da COOPRAZON e da Associação Rural.


Parceria

Segundo informações do presidente da COOPERASA, Almir Kerdy, “é muito oportuna a iniciativa, já que naquela região (de Candeias) contamos com expressivo número de cooperados e associados, além da parceria que fizemos com a Cooperativa dos Produtores Rurais da Amazônia (COOPRAZON), que vai facilitar as nossas atividades. É uma espécie de mutirão, a intercooperação com aquela entidade nossa congênere.”


Serviços

O PAC da COOPERASA, em Candeias do Jamari, vai oferecer atendimento, inclusive, à população, comerciantes, órgãos públicos, estudantes e empreendedores locais.

Entre as ofertas do PAC de Candeias serão disponibilizados, na loja, papelaria, serviços de encadernações, xerox, fax e informática; na área técnica (e oficina), estarão à disposição dos associados, cooperados e à população, um variado estoque de suprimentos para impressoras, copiadoras e eletroeletrônicos.

Importante é anunciar, segundo Almir Kerdy, que o PAC de Candeias terá técnicos especializados à disposição da clientela, na área de assistência técnica e orientação sobre uso e manuseio de equipamentos de escritório.


Mão de Obra

O PAC de Candeias vai oferecer cursos profissionalizantes de Corte e Costura, Confeitaria, Elaboração de Derivados de Leite, Panificação, Manutenção e Mecânica de Motos e Bicicletas, entre outros.


A COOPERASA

- “Cooperativa de Trabalho e Empreendedores do Estado de Rondônia (COOPERASA) é fruto da  necessidade dos microempresários se organizarem, devido aos novos desafios de enfrentar o mercado cada vez mais organizado e competitivo, em face das dificuldades de se manter na ativa, com as altas taxas e impostos, e por outro lado, a apatia do Poder Público quando se trata de microempresas”, disse o presidente Almir Kerdy, ao falar sobre a cooperativa.

Fundada em 4 de outubro de 2004, a COOPERASA é a única cooperativa do setor, em plena atividade na região Norte, e, a primeira no estado de Rondônia.


Motivação

O que mais pesou para sua constituição, segundo Kerdy, foram os fatores sociais e econômicos: Social, pelo fato de ser uma sociedade igualitária organizada de forma que todos os seus cooperados (associados) tenham participação em todo o âmbito de sua gerência quanto às tomadas de decisão; Financeira, porque o capital social da Cooperativa é dividido de igual forma, i.e. mesmo valor de cotas, para todos os seus componentes.


Candeias do Jamari

O município de Candeias do Jamari se localiza a 20 quilômetros de Porto Velho, e, tem uma população estimada em 22 mil habitantes. Possui uma área de 6867,6 km², na qual abriga a Usina Hidrelétrica de Samuel, que abastece a capital de Rondônia e adjacências. Surgiu como povoação no cruzamento da BR-29 (hoje BR-364).

O rio que dá o nome ao município pertence à Bacia Amazônica, sendo afluente do rio Madeira.

O município foi criado com o nome de Candeias do Jamari pela Lei nº 363, de 13 de fevereiro de 1992, com área desmembrada do Município de Porto Velho. - (AUTOR: arf/lacerdadasilva@hotmail.com) –

Fonte: Antonio Roque Ferreira

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)