Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias do Jamari comemora 18º anos em grande estilo


 
Nesse sábado, 13, o município de Candeias do Jamari completa 18ª anos de Emancipação Política promovendo, a partir das 8 horas, em frente da sede prefeitura, uma serie atividades cívicas, culturais, esportivas e religiosas.

Será um dia inteiro de programação para comemorar a elevação da cidade à categoria de município, que nos últimos anos vem se desenvolvendo de forma significativa, principalmente a partir de 2009, com a posse do prefeito Dinho Sousa. “Apesar de ter sido o primeiro ano do meu mandato conseguimos avançar em muitos aspectos na busca por melhorias na cidade e na qualidade de vida da população também”, afirma o prefeito ao lembrar das dificuldades iniciais que encontrou pela frente.

História

O município surgiu como povoação no cruzamento da BR 29 (atual BR 364) com o rio Candeias. Era conhecida como Vila Candeias em homenagem ao rio que corta cidade, um afluente do rio Jamari.

Por orientação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Rondônia, o projeto de emancipação tramitou na Assembléia Legislativa com o nome de Candeias do Jamari, porque já existia o município de Candeias na Bahia.

“Por ser o rio Candeias um afluente importante do rio Jamari, o município acabou recebendo esse nome, mas com a denominação de Candeias do Jamari”, lembra Dinho Souza.

Para o gestor municipal a importância que tem o município para o estado de Rondônia,é inestimável tendo em vista que Candeias está a pouco menos de 20 quilômetros distante capital do estado, Porto Velho, via a BR 364. “O "Nosso município está situando num ponto estratégico do estado, na área de influência direta das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, que estão sendo construídas no rio Madeira, projetos orçados em cerca de R$ 13 bilhões”, no entanto, até momento Candeias do Jamari não recebeu nenhuma compensação sócio ambiental, frisa o prefeito.

Programação

A abertura dos festejos alusivos ao aniversário do município está prevista para às 8 horas 18º anos de emancipação do município de Candeias do Jamari. Às 8h30 começam a se apresentar as primeiras bandas com o show da “Força Aérea” e das Milionárias” (Pâmola, Elâine).

A partir das 09 horas terão início os torneio de Futebol, com alunos da escolinha Elo Cidadão, no campo Herbert Pinto e o de Vôlei de Areia, no Espaço Alternativo atrás da Prefeitura. No mesmo horário também iniciará o Torneio de Futebol de Salão Masculino, na quadra Lucivaldo Barros Gabriel (atrás da Prefeitura).

A programação esportiva prossegue pela parte da tarde. Às16 horas, haverá o amistoso entre as seleções de Candeias do Jamari e de seleção de Porto Velho, no Campo de futebol Herbert Pinto. As atividades esportivas encerram a partir das 17 horas, com a realização do Torneio de Levantamento de Peso, na quadra Lucivaldo Barros Gabriel.

Fonte: Marilza Rocha

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce