Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Campus da UNIR em São Miguel beneficiará os municípios ao londo da BR-429


 
Em audiência pública ocorrida ontem, sexta-feria (14), no município de São Miguel do Guaporé, para discutir sobre a construção do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Deputudo Eduardo Valverde (PT/RO), responsável pela emenda parlamentar que contribuirá para contrução, disse do papel propulsor que a universidade dará ao desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais complexas de Rondônia.

Conforme Valverde, sendo a região assentada numa malha rodoviária acessível às demais regiões e até mesmo à Bolívia, a expansão do ensino universitário público desempenhará a função, no contexto regional, de um verdadeiro laboratório difusor de experiências da agroecologia e de desenvolvimento sustentável.

Isto porque, explicou o parlamentar, convivem na região quilombolas, indígenas, seringueiros e camponeses, exigindo assim, pensar num novo paradigma de desenvolvimento diferente do que ocorreu em outras partes do Rondônia.

O campus quando concluído irá beneficiar vários municípios ao longo da BR-429, como Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e Alvorada.

Por conta dessa diversidade, os cursos a serem ministrados, explicou o deputado, serão escolhidos com o apoio da população e após estudo das potencialidades locais. Por isso, outras audiências públicas serão realizadas.

“A região tem características econômicas, sociais, políticas e culturais que exigem atenção especial do ponto de vista científico e acadêmico, considerando-se que os espaços fronteiriços são áreas privilegiadas para estudos sistematizados que contemplem a diversidade cultural”, acrescentou, o deputado. 

Na ocasião Valverde aproveitou ainda anunciar que também está trabalhando para levar a Escola Técnica Federal para a região. Segundo o parlamentar em uma região onde as instituições de ensino superior não conseguem atender à demanda, é necessário se ampliar as opções de profissionalização.

A preocupação do parlamentar com o ensino superior é tanta, que anualmente tem contribuído com recursos de emendas visando a construção de campus, modernização e recuperação da infra-estrutura física das instituições de ensino superior e equipamentos. Além de ajuda financeira o deputado Valverde é autor do Projeto de Lei nº 2188/2007 que cria a Fundação Universidade Federal do Vale do Guaporé.

Participaram da audiência, proposta pelo vereador Gilmar Ramos(PT), o reitor da Unir, Professor José Januário, o Prefeito de São Miguel, Ângelo Fenali, o Presidente do PT/RO, Tácito Pereira, a deputada Marinha Raupp, entre outros.

Fonte: Leila Denise

Mais Sobre Municípios

Nove bairros de Porto Velho recebem obras de infraestrutura nesta quinta-feira

Nove bairros de Porto Velho recebem obras de infraestrutura nesta quinta-feira

Todos os dias, equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho atuam no cumprimento das metas do projeto de urbanização da capital. O planejamento é fei

Saneamento avança em Ariquemes: empresa de saneamento conclui a primeira etapa de construção do novo reservatório de água tratada

Saneamento avança em Ariquemes: empresa de saneamento conclui a primeira etapa de construção do novo reservatório de água tratada

Garantir água com qualidade e regularidade é um dos principais objetivos da Águas de Ariquemes, atualmente, na área urbana do município mais de 93%

Professora da rede pública municipal de Ariquemes vence concurso nacional do projeto "Caminho das Águas"

Professora da rede pública municipal de Ariquemes vence concurso nacional do projeto "Caminho das Águas"

Com o filme "Todos Pela Água", a professora Gilvany Santos Batista da Escola Municipal Jorge Luiz Moulaz, em Ariquemes, foi a vencedora no concurso

Vilhena: Pago recurso destinado por Mariana Carvalho para compra de caminhão-pipa

Vilhena: Pago recurso destinado por Mariana Carvalho para compra de caminhão-pipa

A parceria entre a Deputada Federal Mariana Carvalho e o ex-Vereador Rafael Maziero segue gerando resultados positivos para Vilhena. Desta vez, a Pr