Sábado, 15 de agosto de 2009 - 15h04
Em audiência pública ocorrida ontem, sexta-feria (14), no município de São Miguel do Guaporé, para discutir sobre a construção do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Deputudo Eduardo Valverde (PT/RO), responsável pela emenda parlamentar que contribuirá para contrução, disse do papel propulsor que a universidade dará ao desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais complexas de Rondônia.
Conforme Valverde, sendo a região assentada numa malha rodoviária acessível às demais regiões e até mesmo à Bolívia, a expansão do ensino universitário público desempenhará a função, no contexto regional, de um verdadeiro laboratório difusor de experiências da agroecologia e de desenvolvimento sustentável.
Isto porque, explicou o parlamentar, convivem na região quilombolas, indígenas, seringueiros e camponeses, exigindo assim, pensar num novo paradigma de desenvolvimento diferente do que ocorreu em outras partes do Rondônia.
O campus quando concluído irá beneficiar vários municípios ao longo da BR-429, como Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e Alvorada.
Por conta dessa diversidade, os cursos a serem ministrados, explicou o deputado, serão escolhidos com o apoio da população e após estudo das potencialidades locais. Por isso, outras audiências públicas serão realizadas.
A região tem características econômicas, sociais, políticas e culturais que exigem atenção especial do ponto de vista científico e acadêmico, considerando-se que os espaços fronteiriços são áreas privilegiadas para estudos sistematizados que contemplem a diversidade cultural, acrescentou, o deputado.
Na ocasião Valverde aproveitou ainda anunciar que também está trabalhando para levar a Escola Técnica Federal para a região. Segundo o parlamentar em uma região onde as instituições de ensino superior não conseguem atender à demanda, é necessário se ampliar as opções de profissionalização.
A preocupação do parlamentar com o ensino superior é tanta, que anualmente tem contribuído com recursos de emendas visando a construção de campus, modernização e recuperação da infra-estrutura física das instituições de ensino superior e equipamentos. Além de ajuda financeira o deputado Valverde é autor do Projeto de Lei nº 2188/2007 que cria a Fundação Universidade Federal do Vale do Guaporé.
Participaram da audiência, proposta pelo vereador Gilmar Ramos(PT), o reitor da Unir, Professor José Januário, o Prefeito de São Miguel, Ângelo Fenali, o Presidente do PT/RO, Tácito Pereira, a deputada Marinha Raupp, entre outros.
Fonte: Leila Denise
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)