Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Campus da UNIR em São Miguel beneficiará os municípios ao londo da BR-429


 
Em audiência pública ocorrida ontem, sexta-feria (14), no município de São Miguel do Guaporé, para discutir sobre a construção do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Deputudo Eduardo Valverde (PT/RO), responsável pela emenda parlamentar que contribuirá para contrução, disse do papel propulsor que a universidade dará ao desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais complexas de Rondônia.

Conforme Valverde, sendo a região assentada numa malha rodoviária acessível às demais regiões e até mesmo à Bolívia, a expansão do ensino universitário público desempenhará a função, no contexto regional, de um verdadeiro laboratório difusor de experiências da agroecologia e de desenvolvimento sustentável.

Isto porque, explicou o parlamentar, convivem na região quilombolas, indígenas, seringueiros e camponeses, exigindo assim, pensar num novo paradigma de desenvolvimento diferente do que ocorreu em outras partes do Rondônia.

O campus quando concluído irá beneficiar vários municípios ao longo da BR-429, como Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e Alvorada.

Por conta dessa diversidade, os cursos a serem ministrados, explicou o deputado, serão escolhidos com o apoio da população e após estudo das potencialidades locais. Por isso, outras audiências públicas serão realizadas.

“A região tem características econômicas, sociais, políticas e culturais que exigem atenção especial do ponto de vista científico e acadêmico, considerando-se que os espaços fronteiriços são áreas privilegiadas para estudos sistematizados que contemplem a diversidade cultural”, acrescentou, o deputado. 

Na ocasião Valverde aproveitou ainda anunciar que também está trabalhando para levar a Escola Técnica Federal para a região. Segundo o parlamentar em uma região onde as instituições de ensino superior não conseguem atender à demanda, é necessário se ampliar as opções de profissionalização.

A preocupação do parlamentar com o ensino superior é tanta, que anualmente tem contribuído com recursos de emendas visando a construção de campus, modernização e recuperação da infra-estrutura física das instituições de ensino superior e equipamentos. Além de ajuda financeira o deputado Valverde é autor do Projeto de Lei nº 2188/2007 que cria a Fundação Universidade Federal do Vale do Guaporé.

Participaram da audiência, proposta pelo vereador Gilmar Ramos(PT), o reitor da Unir, Professor José Januário, o Prefeito de São Miguel, Ângelo Fenali, o Presidente do PT/RO, Tácito Pereira, a deputada Marinha Raupp, entre outros.

Fonte: Leila Denise

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam