Sábado, 15 de agosto de 2009 - 15h04
Em audiência pública ocorrida ontem, sexta-feria (14), no município de São Miguel do Guaporé, para discutir sobre a construção do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Deputudo Eduardo Valverde (PT/RO), responsável pela emenda parlamentar que contribuirá para contrução, disse do papel propulsor que a universidade dará ao desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais complexas de Rondônia.
Conforme Valverde, sendo a região assentada numa malha rodoviária acessível às demais regiões e até mesmo à Bolívia, a expansão do ensino universitário público desempenhará a função, no contexto regional, de um verdadeiro laboratório difusor de experiências da agroecologia e de desenvolvimento sustentável.
Isto porque, explicou o parlamentar, convivem na região quilombolas, indígenas, seringueiros e camponeses, exigindo assim, pensar num novo paradigma de desenvolvimento diferente do que ocorreu em outras partes do Rondônia.
O campus quando concluído irá beneficiar vários municípios ao longo da BR-429, como Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e Alvorada.
Por conta dessa diversidade, os cursos a serem ministrados, explicou o deputado, serão escolhidos com o apoio da população e após estudo das potencialidades locais. Por isso, outras audiências públicas serão realizadas.
A região tem características econômicas, sociais, políticas e culturais que exigem atenção especial do ponto de vista científico e acadêmico, considerando-se que os espaços fronteiriços são áreas privilegiadas para estudos sistematizados que contemplem a diversidade cultural, acrescentou, o deputado.
Na ocasião Valverde aproveitou ainda anunciar que também está trabalhando para levar a Escola Técnica Federal para a região. Segundo o parlamentar em uma região onde as instituições de ensino superior não conseguem atender à demanda, é necessário se ampliar as opções de profissionalização.
A preocupação do parlamentar com o ensino superior é tanta, que anualmente tem contribuído com recursos de emendas visando a construção de campus, modernização e recuperação da infra-estrutura física das instituições de ensino superior e equipamentos. Além de ajuda financeira o deputado Valverde é autor do Projeto de Lei nº 2188/2007 que cria a Fundação Universidade Federal do Vale do Guaporé.
Participaram da audiência, proposta pelo vereador Gilmar Ramos(PT), o reitor da Unir, Professor José Januário, o Prefeito de São Miguel, Ângelo Fenali, o Presidente do PT/RO, Tácito Pereira, a deputada Marinha Raupp, entre outros.
Fonte: Leila Denise
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026
A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)