Sábado, 15 de agosto de 2009 - 15h04
Em audiência pública ocorrida ontem, sexta-feria (14), no município de São Miguel do Guaporé, para discutir sobre a construção do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Deputudo Eduardo Valverde (PT/RO), responsável pela emenda parlamentar que contribuirá para contrução, disse do papel propulsor que a universidade dará ao desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais complexas de Rondônia.
Conforme Valverde, sendo a região assentada numa malha rodoviária acessível às demais regiões e até mesmo à Bolívia, a expansão do ensino universitário público desempenhará a função, no contexto regional, de um verdadeiro laboratório difusor de experiências da agroecologia e de desenvolvimento sustentável.
Isto porque, explicou o parlamentar, convivem na região quilombolas, indígenas, seringueiros e camponeses, exigindo assim, pensar num novo paradigma de desenvolvimento diferente do que ocorreu em outras partes do Rondônia.
O campus quando concluído irá beneficiar vários municípios ao longo da BR-429, como Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e Alvorada.
Por conta dessa diversidade, os cursos a serem ministrados, explicou o deputado, serão escolhidos com o apoio da população e após estudo das potencialidades locais. Por isso, outras audiências públicas serão realizadas.
A região tem características econômicas, sociais, políticas e culturais que exigem atenção especial do ponto de vista científico e acadêmico, considerando-se que os espaços fronteiriços são áreas privilegiadas para estudos sistematizados que contemplem a diversidade cultural, acrescentou, o deputado.
Na ocasião Valverde aproveitou ainda anunciar que também está trabalhando para levar a Escola Técnica Federal para a região. Segundo o parlamentar em uma região onde as instituições de ensino superior não conseguem atender à demanda, é necessário se ampliar as opções de profissionalização.
A preocupação do parlamentar com o ensino superior é tanta, que anualmente tem contribuído com recursos de emendas visando a construção de campus, modernização e recuperação da infra-estrutura física das instituições de ensino superior e equipamentos. Além de ajuda financeira o deputado Valverde é autor do Projeto de Lei nº 2188/2007 que cria a Fundação Universidade Federal do Vale do Guaporé.
Participaram da audiência, proposta pelo vereador Gilmar Ramos(PT), o reitor da Unir, Professor José Januário, o Prefeito de São Miguel, Ângelo Fenali, o Presidente do PT/RO, Tácito Pereira, a deputada Marinha Raupp, entre outros.
Fonte: Leila Denise
Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho
A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho
A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho
As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido
Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)