Quinta-feira, 7 de agosto de 2008 - 05h40
O campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Guajará-Mirim terá até 2.010, o curso de Gestão Ambiental. A informação foi dada pelo reitor da UNIR, professor Januário Amaral em encontro com o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, ocorrido na última semana por ocasião da posse do diretor do campus de Guajará-Mirim, professor Dorosnil Alves Moreira.
O reitor informou também que a implantação desse curso integra a política de expansão da universidade prevista no plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído recentemente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A nossa universidade aderiu ao REUNI e vai contratar até 2.012 cerca de 288 professores através de concurso público, frisou o reitor.
Pela programação, até 2.012, além de Guajará-Mirim, a UNIR vai implantar 15 novos cursos nos campi da instituição localizados nos municípios de Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Para o concurso vestibular de 2.009 serão oferecidas 2.400 vagas, informou o reitor.
Para a deputada federal Marinha Raupp, a implantação de um novo curso no campus da UNIR em Guajará-Mirim vai atender a demanda dos jovens que buscam uma qualificação na área ambiental.Eu e o senador Valdir Raupp temos trabalhado no Congresso Nacional para que a universidade federal seja contemplada com recursos federais para investimentos em ensino, pesquisa e extensão, disse a deputada Marinha.
O senador Raupp revelou que a UNIR vai precisar, cada vez mais, do apoio da bancada no Congresso Nacional, neste momento de expansão. De nossa parte faremos todos os esforços necessários para que a instituição chegue as principais regiões do estado, o que vai possibilitar o ingresso dos jovens rondonienses aos cursos superiores.
Fonte: José Ribamar
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)