Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Campanha de saúde pública: As marcas da vida não precisam estar na sua pele



A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove neste sábado, 27 de novembro, a 12ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Cerca de quatro mil profissionais voluntários, incluindo médicos dermatologistas e enfermeiros, vão prestar atendimento gratuito em 165 postos, em 24 estados nas cinco regiões do País, incluindo Rondônia. A ação irá acontecer no pátio da Santa Casa de Misericórdia de Ji-Paraná, no segundo distrito, das 8h às 17h, sendo o 5º ano consecutivo na cidade. Serão oferecidas palestras, orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção, autoexame e descoberta precoce da doença. Os casos com suspeitCampanha de saúde pública: As marcas da vida não precisam estar na sua pele - Gente de Opiniãoa de câncer de pele serão imediatamente encaminhados para tratamento gratuito na própria instituição. A previsão de 56 mil atendimentos.
 

A Mobilização

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estão previstos 113.850 novos diagnósticos do tumor de pele não melanoma e 6 mil de melanoma em 2010. “Trata-se do câncer que mais cresce no mundo. Na última década a incidência subiu cerca de 20%”, destaca o dermatologista, Silmar Regis Camarini, coordenador estadual da campanha.

“Nunca é demais lembrar que a exposição ao sol é fator preponderante para o surgimento o câncer de pele. Para alertar a população sobre a necessidade de uso do filtro solar e outros fatores de proteção. A campanha surgiu exatamente para isso”.

Segundo Marta Kooper, Presidente da Santa Casa, a parceria com os médicos na área da dermatologia é importante e propicia mais oportunidades à comunidade. “Estar de mãos dadas desde 2006 é o que torna hoje um sucesso a Campanha da SBD no nosso Estado. Fico feliz por estarmos inseridos numa das mais importantes campanhas de saúde pública do país”, destacou.
 

Dados Nacionais

A campanha tem o objetivo de contribuir na redução da doença no País. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a estimativa de casos para este ano mostram que o câncer de pele tipo não melanoma é o de maior incidência entre os brasileiros: 114 mil diagnósticos, o que corresponde a 23% de todos os tumores registrados.

Dados locais
Em 2006 foram realizados 1.243 exames com 89 casos detectados, no ano de 2007 realizamos 908 atendimentos com 102 casos detectados, e em 2008 foram investigadas 702 pessoas sendo que 117 casos foram diagnosticados, e em 2009, 401 pacientes foram examinados, 39 foram confirmados.

 

Exposição sem proteção

O levantamento das edições anteriores da campanha, entre 1999 a 2009, revela que uma das causas para o índice elevado da doença está no comportamento da maioria dos brasileiros: 66,3% se expõem ao sol sem qualquer tipo de proteção. Segundo Camarini, o mais eficaz é adotar um conjunto de medidas no cuidado com a pele para a prevenção primária, incluindo não só o filtro solar como também o uso de chapéus, óculos e roupas adequadas para reduzir os efeitos da radiação solar, principalmente no horário de maior incidência dos raios UVB, da

s 10h às 15h.”, afirma. O médico lembra que estamos numa região quente, e que já nas primeiras horas do dia o sol está em elevados graus, por isso a preocupação deve ser constante.

Enquanto a dermatologista, Alessandra Dalla Marta Camarini, chama atenção para os cuidados desde a infância. “O câncer de pele não melanoma é resultado de um processo evolutivo ao longo dos anos de vida. Não surge de uma hora para outra. É preciso criar um hábito desde a infância, com a ajuda dos pais. Que o uso do protetor solar torne-se comum, assim como o escovar os dentes”, explica. A médica esclarece que a doença não deve ser associada somente à exposição ao sol na praia (como muitos pensam) ou a atividades de lazer. “A proteção é indispensável em qualquer lugar e em qualquer situação de exposição ao sol.”, alerta.



Perfil por região

A SBD também verificou que, entre 1999 a 2009, a incidência dos casos é maior em homens (61,6%) do que em mulheres (38,4%); em pessoas de pele clara (63%); e na faixa etária de 55 a 65 anos A concentração dos casos nas regiões é maior no Sul (10,44%), seguida do Sudeste (9%), Centro-oeste (8,9%), Nordeste (8,62%) e Norte: (8,14%). A campanha já atendeu 357.268 pessoas em 25 estados das cinco regiões do País, sendo verificados 32.742 casos de suspeita da doença, o que representa 9,12%. De acordo com o Inca, os estados com maior incidência de casos é Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

Informações sobre a campanha, incluindo a localização dos postos de atendimento gratuito, podem ser obtidas no site www.sbd.org.br ou no 0800-701 3187. No site da SBD também há uma calculadora de risco para câncer de pele através da qual a população pode saber qual é a probabilidade de desenvolver a doença.


Fonte: Etiene Gonçalves/Foto: Leandro Nunes

Mais Sobre Municípios

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

A edição de 2019 dos Jogos Indígenas, realizada pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), com o apoio

 Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação

Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação

Enquanto Ji-Paraná comemorava, em momentos cívicos nas escolas, a Semana da Pátria, quatro ilustres cidadãs embarcavam rumo à Brasília/DF para repre

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

O prefeito Hildon Chaves lançou na manhã desta (10) o Fórum Amazônia + 21, no Memorial Marechal Rondon, durante o evento aconteceu apresentação da Cia

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Após resgatar o desfile alusivo ao Dia da Independência, 7 de setembro, no ano de 2017, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria