Terça-feira, 14 de agosto de 2007 - 13h41
Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ouro Preto do Oeste a juventude lotou o plenário para assistir a uma palestra de orientação promovida pelo Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, através do Sgtº Afonso, integrante do Batalhão Municipal que há anos vem desenvolvendo um grande trabalho na conscientização de jovens em desfavor das drogas.
Entre os presentes estavam alunos de escolas municipais e estaduais, professores, populares e empresários, todos puderam ver através de imagens exibidas os danos causados por drogas existentes em nosso meio social e cultural, desde as mais nocivas ates a menos combatidas, mas nem por isso deixando de serem nocivas em seu papel de destruir o organismo e a própria estrutura das famílias que acabam absorvendo toda sorte de drama com os dependentes químicos deste verdadeiro "Câncer Social".
Todos puderam ver de perto não só os efeitos mas as soluções atualmente buscadas para que se possa ajudar essas pessoas que muitas vezes não encontram o apoio necessário no meio familiar para sair da escravidão que as drogas promovem em suas vidas, acrescentando que nada é possível se fazer para ajudar sem uma boa dose de Amor por parte dos amigos e profissionais de saúde que estiverem envolvidos na recuperação dos dependentes.
Em muitos casos é justamente pela falta de Amor no âmbito familiar que o jovem e até mesmo adultos se voltam para as drogas, alegam todo o tipo de justificativas para se auto destruírem, sem perceber que estão entrando em um caminho sem volta.
Algumas destas justificativas vão desde a curiosidade passiva, brigas na família, baixa auto estima, depressão, insegurança social e toda sorte de desculpas, basta que haja uma chance para que o novo dependente seja envolvido pelos apelos das drogas que, aliás, estão expostos nos comércios todos os dias para que qualquer criança tenha acesso, "o cigarro por exemplo é o responsável pelo morte de 100 mil pessoas por ano, e isso só no Brasil, imaginem ao redor do mundo", comenta o palestrante Sgtº Afonso.
Já com o álcool, a própria sociedade empurra as crianças desde cedo ao consumo, pois a maioria dos adultos faz questão de se deliciarem com bebidas na frente de menores exercendo assim a pior das influências nas mentes destes inocentes.
Para o presidente da Câmara, Edson Gasparotto, a palestra foi mais do que proveitosa, pois os temas foram muito bem apresentados e com certeza os alunos do município puderam ver os perigos que podem sofrer com a incursão no mundo das drogas, "Quem dera se todas a Câmaras Municipais estendessem seu espaço para que os jovens possam ser alertados diariamente desses perigos", falou o presidente.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade
A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz
A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)