Porto Velho (RO) sábado, 19 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Câmara Municipal vota isenção de IPTU na próxima segunda-feira



O projeto 1904/09, que propõe a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para idosos acima de 65 anos, pensionistas e aposentados apresentado no último dia 18 pelo vereador João Leite (PP) na reunião de comissões da Câmara de Vereadores de Ariquemes, será votado na próxima segunda-feira (30).

A garantia é do presidente do Legislativo Municipal, Saulo Moreira (PDT). O projeto foi retirado da ordem do dia da sessão realizada na última segunda-feira (23). O pedido foi feito por Saulo, que em comum acordo com os demais vereadores que participaram da sessão, considerou que a matéria precisa de maior análise e discussão junto à Executivo Municipal.

Em sua última discussão, o projeto já havia sofrido uma emenda que reduziu o valor que atingiria os beneficiários do INSS que recebem 3, para 1 salário mínimo. A cifra inicial, sugerida por João Leite, foi acordada entre ele, o presidente das comissões temáticas da Câmara, vereador Tibério Rocha (PPS) e outros parlamentares do Legislativo Municipal que estiveram na reunião. Mesmo com os acordos da última reunião de comissões e da sessão desta segunda-feira, João Leite protestou. “Aprovado ou não, gostaria que o projeto fosse votado hoje”, disse, acrescentando que, “um orçamento de R$ 114 milhões não faz diferença, e o cidadão sabe disso. Às vezes, é dado para festas 120, 130 e até 180 milhões, mas na hora de abrir mão para o idoso talvez signifique bem mais”, disse se referindo aos valores que não seriam recebidos à Prefeitura através do IPTU, caso houvesse aprovação do projeto. “Espero que na próxima segunda-feira este projeto seja votado, e se não for aprovado, o prefeito que se explique para a sociedade”, completou o polêmico vereador. “Garanto ao senhor que o projeto estará na pauta do dia na sessão da próxima segunda-feira”, respondeu o presidente da Câmara.

Projeto do vereador discutido, o Legislativo de Ariquemes ainda aprovou três projetos na sessão da última segunda: um que torna a Igreja Metodista Wesleyana de utilidade pública, de autoria do vereador Saulo; outro de concede moção de aplausos, para Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e à Fundação Cultural de Esporte e Lazer (Funcel) de Ariquemes pela implantação do projeto Pontos de Cultura no Estado e no município, proposto pelo vereador Alex Redano (PRTB); e outra moção de aplausos à senadora Fátima Cleide (PT) pela aprovação da PEC da Transposição, apresentado pelo vereador Val (PT).

Fonte: Jaqueline Alencar

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos