Quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 - 14h13
A Comissão de Trabalho aprovou o projeto de lei 2517/07, do Senado, que autoriza o governo federal a criar a Escola Técnica Federal de Ariquemes, município do estado de Rondônia. O relator do PL, deputado Mauro Nazif (PSB/RO), disse que a medida é urgente, pois atenderá à demanda da região por mão-de-obra especializada para o desenvolvimento da agropecuária e do manejo florestal, as duas principais vertentes da economia estadual.
Ariquemes, distante a 198 Km de Porto Velho é um importante pólo regional com aproximadamente nove municípios em sua volta. A população é de aproximadamente 75 mil habitantes, em constante aumento, devido à diversidade de estabelecimentos comerciais e industriais e à facilidade de acesso a outros pontos do estado.
Mauro Nazif ressaltou que "o ensino profissionalizante é o caminho mais curto para dotar a população de condições para a inserção no mercado de trabalho". O socialista disse ainda que o projeto está em perfeita sintonia com o Plano de Expansão da Rede Federal de educação Profissional e Tecnológica, política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo federal.
A matéria segue para análise da comissão de Educação. Caso aprovada, será apreciada na comissão de Finanças e Tributação, que avaliará a adequação financeira da proposta.
Mais educação - A CTASP também aprovou os relatórios do deputado Mauro Nazif aos projetos 2517/07 e 2301/07 que criam, respectivamente, a Escola Técnica Federal de Construção Naval do município de Santana, no Amapá e a Universidade Federal da Região das Missões, no Rio Grande do Sul. O parlamentar comemorou: "a educação precisa ser expandida. Quanto mais, melhor para o país".
Fonte: David Casseb
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho
As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados
A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho
O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)