Sábado, 13 de fevereiro de 2010 - 07h14
Uma grande festa com culto ecumênico, parabéns à você, bolo de aniversário de 300 quilos cortado pelo prefeito Neuri Persch e pelo vice-governador João Cahulla, assinatura de convênio entre estado e município e entrega de benefícios pelo Governo do Estado à população marcou a festa de aniversário do 18º aniversário de emancipação político-administrativa de Ministro Andreazza, na região de Cacoal, na noite de ontem sexta-feira (12), festa que aconteceu na quadra poli-esportiva da Escola Estadual Nilo Coelho.
A festa começou com oração e benção do pároco local, seguida orações e bênçãos de pastores de diversas igrejas, cantos de louvor e apresentações artísticas na quadra completamente tomada pela população local, que fez questão de prestigiar a festa.
Além da festa propriamente dita aconteceu uma solenidade oficial, quando foram entregues à secretaria de Ação Social do município brinquedos do projeto “Criança Precisa Brincar”, laboratórios de alimentos, kits de panificação, kits esportivos do programa “Bom de Escola, Bom de Esportes”, computadores para o Centro de Referência de Assistência Social (doação do Banco do Brasil), academia de ginástica para a terceira idade, uma camionete L-200 para a Polícia Civil e assinado convênio para o transporte escolar no valor de R$ 400.000,00.
O prefeito Neuri Persch, que também aniversariava, fez questão de agradecer, em nome da população de Ministro Andreazza, ao governador Ivo Cassol e ao vice-governador João Cahulla os benefícios entregues e o convênio assinado, destacando que “com o convênio do transporte escolar assinado os alunos de Andreazza chegarão às escolas, mesmo aqueles das linhas mais distantes”.
Ao cumprimentar a população pelo aniversário do município, o vice-governador João Cahulla fez questão de homenagear os pioneiros que ajudaram a desbravar e colonizar a região, parabenizando a população pelo aniversário e reafirmando o apoio e a parceria do Governo do Estado para o crescimento do município.
Estavam presentes, entre outras autoridades, o deputado federal Nathan Donadon, o deputado estadual Maurão de Carvalho, a secretária de Ação Social, Tânia Pires, além de vereadores e pastores locais e de cidades vizinhas.
História
O nome da cidade homenageia o coronel Mario Andreazza, ministro dos Transportes nas gestões dos presidentes Costa e Silva e Médici, e do Interior no governo de João Figueiredo, quando aliás se deu a transformação de Rondônia, então Território Federal, em Estado. O Município de Ministro Andreazza tem sua história vinculada à expansão da fronteira agrícola Nacional, decorrente da convergência de fluxo imigratório para o Estado de Rondônia.
Ministro Andreazza e um Município que se encontra a 35 km distante da Rodovia BR 364. A Lei de Nº 372 de 13 de fevereiro de 1992, criou o Município de Ministro Andreazza, desmembrando do Município de Cacoal, sendo que esta data ficou como feriado municipal através do projeto de Lei Nº 005/93.
Deu-se o inicio o desbravamento em 1975, os migrantes vindos de vários estados brasileiros para colonizar as terras férteis de nossa região, ainda pertencendo ao município de Cacoal à 37 km da BR 364 surgiu-se a ideia de iniciar um povoado dando-se o 1º nome de Vila Formasa e logo passa a ser denominada Nuar de Nova Brasília, assim construindo uma escola estadual de 1º grau, uma de trânsito, o Escritório de EMATER e 5 casas construídas, educação e saúde, agricultura, administração e também um prédio que funcionava com posto de saúde. Todas essas obras foram construídas com recursos do POLONOROESTE na gestão do ex governador Jorge Teixeira de Oliveira.
Com o seu grande desenvolvimento passou a ser distrito de Cacoal na gestão do ex prefeito Josino de Brito. Ainda como distrito de Ministro Andreaza, com a condição de chefe do poder executivo municipal, o empresário Mauro de Carvalho, pioneiro de 1973, bem sucedido comerciante local. Tendo na sede do município estabelecimentos comercias e industrias em fase de grande desenvolvimento. De natureza essencial agrícola, destacando-se como grande produtor de café, feijão, arroz, algodão, cacau e outras culturas tropicais, alem de um grande rebanho bovino como destaque.
Cahulla lança “Operação de Combate à Dengue” em Rolim de Moura
Na tarde desta sexta-feira (12) o vice-governador João Cahulla esteve em Rolim de Moura, onde deflagrou a Operação de Combate à Dengue no município, atendendo apelo da população local, através da Câmara de Vereadores, que está enfrentando um dos maiores surtos de dengue entre todos os municípios do estado, a exemplo da capital do estado.
Recentemente o governador Ivo Cassol ofereceu ao município as máquinas do DER que estavam disponíveis na Regional de Rolim de Moura para limpar a cidade, mas a oferta foi recusada pela administração municipal sob a alegação de que não havia necessidade pois, segundo o prefeito, as máquinas da prefeitura eram suficientes para o serviço.
A Câmara de Vereadores, então, tomou a iniciativa de encaminhar ofício ao Governo do Estado solicitando os serviços de limpeza nos terrenos e córregos onde poderiam ser encontrados focos da doença. A solicitação foi prontamente autorizada por Cahulla, que coordena a Operação em todo estado, e os serviços de limpeza começaram nesta sexta-feira, uma vez que o Governo do Estado só pode interferir nos serviços de responsabilidade das prefeituras se for solicitado oficialmente e autorizado para tal.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam
Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura
O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)