Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cahulla participa da festa do 18º aniversário de Ministro Andreazza



Uma grande festa com culto ecumênico, parabéns à você, bolo de aniversário de 300 quilos cortado pelo prefeito Neuri Persch e pelo vice-governador João Cahulla, assinatura de convênio entre estado e município e entrega de benefícios pelo Governo do Estado à população marcou a festa de aniversário do 18º aniversário de emancipação político-administrativa de Ministro Andreazza, na região de Cacoal, na noite de ontem sexta-feira (12), festa que aconteceu na quadra poli-esportiva da Escola Estadual Nilo Coelho. 

A festa começou com oração e benção do pároco local, seguida orações e bênçãos de pastores de diversas igrejas, cantos de louvor e apresentações artísticas na quadra completamente tomada pela população local, que fez questão de prestigiar a festa. 

Além da festa propriamente dita aconteceu uma solenidade oficial, quando foram entregues à secretaria de Ação Social do município brinquedos do projeto “Criança Precisa Brincar”, laboratórios de alimentos, kits de panificação, kits esportivos do programa “Bom de Escola, Bom de Esportes”, computadores para o Centro de Referência de Assistência Social (doação do Banco do Brasil), academia de ginástica para a terceira idade, uma camionete L-200 para a Polícia Civil e assinado convênio para o transporte escolar no valor de R$ 400.000,00. 

O prefeito Neuri Persch, que também aniversariava, fez questão de agradecer, em nome da população de Ministro Andreazza, ao governador Ivo Cassol e ao vice-governador João Cahulla os benefícios entregues e o convênio assinado, destacando que “com o convênio do transporte escolar assinado os alunos de Andreazza chegarão às escolas, mesmo aqueles das linhas mais distantes”. 

Ao cumprimentar a população pelo aniversário do município, o vice-governador João Cahulla fez questão de homenagear os pioneiros que ajudaram a desbravar e colonizar a região, parabenizando a população pelo aniversário e reafirmando o apoio e a parceria do Governo do Estado para o crescimento do município. 

Estavam presentes, entre outras autoridades, o deputado federal Nathan Donadon, o deputado estadual Maurão de Carvalho, a secretária de Ação Social, Tânia Pires, além de vereadores e pastores locais e de cidades vizinhas.

História
 
O nome da cidade homenageia o coronel Mario Andreazza, ministro dos Transportes nas gestões dos presidentes Costa e Silva e Médici, e do Interior no governo de João Figueiredo, quando aliás se deu a transformação de Rondônia, então Território Federal, em Estado. O Município de Ministro Andreazza tem sua história vinculada à expansão da fronteira agrícola Nacional, decorrente da convergência de fluxo imigratório para o Estado de Rondônia. 

Ministro Andreazza e um Município que se encontra a 35 km distante da Rodovia BR 364. A Lei de Nº 372 de 13 de fevereiro de 1992, criou o Município de Ministro Andreazza, desmembrando do Município de Cacoal, sendo que esta data ficou como feriado municipal através do projeto de Lei Nº 005/93. 

Deu-se o inicio o desbravamento em 1975, os migrantes vindos de vários estados brasileiros para colonizar as terras férteis de nossa região, ainda pertencendo ao município de Cacoal à 37 km da BR 364 surgiu-se a ideia de iniciar um povoado dando-se o 1º nome de Vila Formasa e logo passa a ser denominada Nuar de Nova Brasília, assim construindo uma escola estadual de 1º grau, uma de trânsito, o Escritório de EMATER e 5 casas construídas, educação e saúde, agricultura, administração e também um prédio que funcionava com posto de saúde. Todas essas obras foram construídas com recursos do POLONOROESTE na gestão do ex governador Jorge Teixeira de Oliveira. 

Com o seu grande desenvolvimento passou a ser distrito de Cacoal na gestão do ex prefeito Josino de Brito. Ainda como distrito de Ministro Andreaza, com a condição de chefe do poder executivo municipal, o empresário Mauro de Carvalho, pioneiro de 1973, bem sucedido comerciante local. Tendo na sede do município estabelecimentos comercias e industrias em fase de grande desenvolvimento. De natureza essencial agrícola, destacando-se como grande produtor de café, feijão, arroz, algodão, cacau e outras culturas tropicais, alem de um grande rebanho bovino como destaque.

Cahulla lança “Operação de Combate à Dengue” em Rolim de Moura

Na tarde desta sexta-feira (12) o vice-governador João Cahulla esteve em Rolim de Moura, onde deflagrou a Operação de Combate à Dengue no município, atendendo apelo da população local, através da Câmara de Vereadores, que está enfrentando um dos maiores surtos de dengue entre todos os municípios do estado, a exemplo da capital do estado. 

Recentemente o governador Ivo Cassol ofereceu ao município as máquinas do DER que estavam disponíveis na Regional de Rolim de Moura para limpar a cidade, mas a oferta foi recusada pela administração municipal sob a alegação de que não havia necessidade pois, segundo o prefeito, as máquinas da prefeitura eram suficientes para o serviço. 

A Câmara de Vereadores, então, tomou a iniciativa de encaminhar ofício ao Governo do Estado solicitando os serviços de limpeza nos terrenos e córregos onde poderiam ser encontrados focos da doença. A solicitação foi prontamente autorizada por Cahulla, que coordena a Operação em todo estado, e os serviços de limpeza começaram nesta sexta-feira, uma vez que o Governo do Estado só pode interferir nos serviços de responsabilidade das prefeituras se for solicitado oficialmente e autorizado para tal. 

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam