Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cahulla libera asfalto, Fitha e entrega tratores e benefícios em Chupinguaia



Em pleno domingo, o governador João Cahulla se dirigiu ao município de Chupinguaia, no Cone Sul do Estado, onde liberou 8.423 metros de asfalto urbano, assinou a liberação de R$ 409 mil do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), entregou dois tratores de pneus e tanques de resfriamento de leite. “Somos um Governo municipalista, que trabalha para fortalecer as parcerias com as prefeituras. E não apenas a sede das cidades, mas também os distritos recebem o apoio do Estado”, disse Cahulla.

O governador estava acompanhado do deputado federal Moreira Mendes, dos deputados estaduais Luizinho Goebel, Kaká Mendonça, Tiziu Jidalias e Ezequiel Neiva. O prefeito de Chupinguaia, Vanderlei Palhari (PMDB), recepcionou o governador e sua comitiva. O secretário regional de Vilhena,Ilário Bodanese, vereadores e moradores beneficiados com a pavimentação urbana prestigiaram a solenidade, que aconteceu na manhã do domingo, na avenida 15 de Novembro.Cahulla libera asfalto, Fitha e entrega tratores e benefícios em Chupinguaia - Gente de Opinião

Dos 8.423 metros de asfalto, pouco mais de 5.000 metros serão realizados na cidade, e os distritos de Boa Esperança, Guaporé e Novo Plano receberão cada um 1.000 metros de asfalto. “A nossa cidade recebe asfalto urbano, R$ 409 mil do Fitha para recuperação das estradas vicinais, dois tratores de pneus e dois tanques de resfriamento de leite. O Governo sempre tem destinado benefícios para Chupinguaia e a população tem sido a grande beneficiada”, declarou o prefeito Vanderlei.

Moreira Mendes afirmou que Cahulla tem mantido a máquina estadual nos trilhos. “Cahulla recebeu um Estado bem administrado pelo ex-governador Ivo Cassol e tem dado continuidade com muita competência e responsabilidade, mantendo Rondônia firme no rumo do progresso”.

Chupinguaia é o primeiro município a ter os recursos do Fitha liberado em 2010. “O prefeito prestou contas rápido dos recursos do ano passado e por isso está sendo o primeiro a ser contemplado com o Fitha esse ano”, completou o governador, que ainda concedeu entrevista à rádio comunitária Cidade FM.


Boa Esperança, distrito de Chupinguaia, recebe asfalto e quadra poli-esportiva

Após a solenidade na sede do município, o governador João Cahulla, acompanhado do prefeito Vanderlei Palhari, do deputado federal Rubens Moreira Mendes e dos deputados estaduais Luizinho Goebbel e Kaká Mendonça, foi ao distrito de Boa Esperança para assinar mais uma ordem de serviço de asfaltamento de 1.440 metros das ruas do distrito e inaugurar a quadra poli-esportiva da Escola Estadual Francisca Martendal.

O distrito de Boa Esperança está distante cerca de 50 quilômetros da sede do município de Chupinguaia e possui um expressivo rebanho bovino que abastece os frigoríficos da região. O convênio irá melhorar substancialmente a vida dos moradores do distrito, uma vez que as ruas a serem asfaltadas irão valorizar as propriedades e a conservação das rodovias rurais irá garantir o escoamento da produção agropecuária do distrito e do município. “As estradas daqui são muito boas, bem conservadas pelas máquinas do Governo, e a gente só tem a agradecer o governador João Cahulla pelos benefícios que trouxe prá nós”, disse o agricultor João Costa ao cumprimentar o governador ao final da solenidade.

A quadra da escola, completamente tomada por moradores para a solenidade, foi construída com recursos próprios do Governo do Estado e a obra só foi possível graças à doação de um terreno de 8.100 metros quadrados pela família Santos. O terreno onde a escola Francisca Matendal foi construída é vizinho da propriedade dos Santos, pioneiros do distrito, que prontamente atendeu ao apelo da comunidade e doou parte de sua propriedade sem custo algum ao Governo do Estado o terreno para a construção da única quadra-poliesportiva do distrito, que é coberta, com arquibancada e vestiários, e servirá também para a realização de eventos. A quadra terá o nome de Firmo Zenke, igualmente pioneiro de Chupinguaia, e prestará homenagem à sua família em reconhecimento à doação do terreno nesta obra que beneficiou toda a comunidade local.


Asfalto será realidade, cuidado com o bem público

O governador João Cahulla agradeceu ao pioneiro Vilson Santos pela doação do terreno que possibilitou a construção da quadra ao lado da escola, citando que o Governo do Estado trabalha para melhorar a vida das pessoas, que para isso foi eleito e trabalha com toda uma equipe, de domingo a domingo. “Fiz questão de vir hoje ao distrito de Boa Esperança para inaugurar mais esta obra e ver de perto a realidade da população, é assim que nós trabalhamos, foi para isso que nós fomos eleitos, para administrar em benefício de todos, na cidade e no campo. O meu governo é para cuidar de gente, para melhorar a vida das pessoas”, disse em seu discurso.

O governador fez questão de dizer que o asfalto para o distrito e a quadra na escola nunca foram prometidos pelo Governo, mas que agora é realidade. “O dinheiro está na conta e o contrato assinado, as obras vão começar imediatamente e em breve a avenida principal do distrito estará asfaltada”, disse.

Cahulla também aproveitou para parabenizar a direção e funcionários da escola pelo cuidado que teve na preparação do local do evento, enfaixando com fita crepe os pés das mesas e das cadeiras para que não riscassem o piso da quadra. “Isso é um exemplo de zelo pelo bem público, vocês estão de parabéns”, disse.

Além de inaugurar a quadra e assinar a ordem de serviço do asfaltamento, o governador João Cahulla entregou dois tanques de resfriamento de leite para associações de produtores rurais do distrito, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Kaká Mendonça.


Firmo Zemke dos Santos, pai de pioneiro do Cone Sul

Catarinense de Indaial, onde nasceu em 6 de março de 1.931, Firmo Zemke dos Santos trabalhou durante 31 anos somente em uma empresa, a Carl Leoni Ltda, exportadora de fumo. Além do único trabalho na empresa, onde chegou a gerente de compras e de pessoal, Firmo Zemke foi Juiz de Paz por 30 anos e vereador em Ibirama entre 1973 e 1977. Um de seus 9 filhos, Vilson do Santos, veio para Rondônia em julho de 1986, onde montou uma madeireira no distrito de Boa Esperança, então um simples povoado carente de tudo na época.

Até hoje residente no distrito, o agropecuarista Vilson Santos prontamente atendeu o apelo da comunidade e doou um terreno de 8.100 metros quadrados de sua propriedade, vizinha à escola, para a construção da quadra que irá atender os alunos e a população local.

A iniciativa de Vilson Santos teve o reconhecimento do Governo do Estado pelo seu ato com a assinatura do Decreto que nominou a quadra como Centro Esportivo Firmo Zemke dos Santos, pai do pioneiro.
 

Visita ao torneio do Esporte Clube Rio Branco, em Espigão

Após encerrar seu trabalho em Chupinguaia, Cahulla se dirigiu até a comunidade da Linha Zé Fernandes, em Espigão do Oeste, para prestigiar o torneio do Esporte Clube Rio Branco, que reuniu mais de 40 equipes. “Importante destacar a presença de famílias, prestigiando esse tradicional evento esportivo de Espigão, organizado pelo ex-vereador Severino”, disse Cahulla, que estava acompanhado do deputado federal Moreira Mendes e do estadual Kaká Mendonça.

Fonte; Decom

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam