Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cahulla inicia distribuição de tratores para fortalecer produção agrícola


Nesta sexta-feira (30), às 9h30, no escritório da Emater em Castanheiras, o governador João Cahulla dará início à entrega dos 107 tratores de pneus adquiridos pelo Governo do Estado para atender as ações do Programa de Mecanização Agrícola (Promec). O Estado investiu mais de R$ 10 milhões para a aquisição dos tratores, que serão entregues para os escritórios da Emater em todos os municípios.

“Rondônia tem a sua vocação agrícola e estamos incrementando o Promec e ampliando o apoio do Estado aos produtores rurais. A agropecuária sustenta a nossa economia e precisamos manter os nossos produtores rurais motivados para continuarem produzindo e mantendo o nosso crescimento”, disse o governador.

De acordo com a Emater, serão quase 80 mil produtores atendidos pelos tratores, equipados com grades aradoras, distribuidores de calcário, carretas e ensiladeiras, adquiridos com recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), através do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider),da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite).

A entrega faz parte do programa de recuperação de áreas degradadas. “Com os tratores, vamos poder realizar serviços de melhorias nas propriedades e aproveitar melhor a área. No mesmo espaço, será possível produzir mais e melhor, sem precisar derrubar ou queimar novas áreas, atividades proibidas pela legislação ambiental. É isso que temos que fazer: oferecer alternativas para que não seja necessário desmatar para produzir mais”, declarou o governador.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Evaldo de Lima, “as máquinas e implementos vão atender aos agricultores familiares no preparo da terra para o plantio, melhoria da pastagem, silagem, distribuição de calcário e incorporação de áreas degradas ao processo produtivo”.

Já o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, informou que os serviços de mecanização incluem aração, gradagem, roçagem, calagem e adubação, entre outros.

Após Castanheiras, Cahulla fará o lançamento oficial do programa em Novo Horizonte do Oeste. “Somos um Governo que estimula a produção e que trabalha lado alado como produtor, assegurando estradas de qualidade para escoar a produção, acesso ao financiamento e apoio técnico”, finalizou Cahulla.

Fonte: Decom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce