Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 17h09
Os produtores rurais dos municípios de Buritis, Campo Novo e Monte Negro foram contemplados nesta quinta-feira (25) com sementes selecionadas de feijão, chegando no período certo do plantio para assegurar boa safra. As sementes adquiridas pelo Governo do Estado, através do programa Semear, tem garantido o aumento da safra agrícola de Rondônia.
“Desde o começo do primeiro mandato do governador Ivo Cassol que a agricultura é prioridade. Implantamos programas como o Semear, o Promec, o Inseminar, a distribuição de calcário, o Pró-Peixe entre outros. São programas efetivos, continuados e que tem estimulado o crescimento da nossa produção e assegurado a permanência do homem no campo, produzindo com muito suor o sustento de sua família”, destacou o vice-governador.
Em Buritis, Cahulla foi recebido pelo prefeito Élson Montes, junto com vereadores, no barracão do Lino, no PA Buritis, onde fez a entrega de 13 mil quilos de sementes selecionadas de feijão para o plantio da safra 2010. O deputado estadual Jair Miotto, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Carlos Magno, o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário regional de Ariquemes, Edson Ker, o gerente de obras do DER, Lorival Amorim, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade.
Segundo dados da Seagri, a produção do feijão em Rondônia cresceu 37% em seis anos, enquanto no resto do país o aumento foi de apenas 0,5% no mesmo período. “Hoje, o Estado é o segundo da região Norte na produção de feijão e o nosso crescimento vai nos colocar em breve na primeira posição”, anunciou o secretário da Seagri, Carlos Magno.
Sementes para Campo Novo – As fortes chuvas que castigaram a região nesta quinta-feira, ‘preparam’ a terra para o plantio da nova safra de feijão. E o Governo fez o seu papel levando as sementes para os agricultores de Campo Novo de Rondônia. No distrito de Rio Branco, na escola estadual de ensino fundamental e médio Ruth Rocha, o vice-governador e comitiva foram recebidos por produtores rurais da localidade. Cahulla entregou 7mil quilos de sementes de feijão e conversou com produtores rurais que agradeceram pelo benefício e disseram que vão aguardar alguns dias antes de plantar, pois a terra está muito molhada.
Chuvas, alagamento e mais trabalho em Monte Negro – No encerramento da solenidade em Rio Branco, uma forte chuva começou a cair e fez rios e córregos da região transbordarem, cobrindo pontes e impedindo a saída da comitiva da localidade. Com auxílio de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que conhecem a região, foi possível fazer uma travessia, passando por regiões alagadas, saindo em Buritis e seguindo para a Associação Asproelena, às margens da BR-421, em Monte Negro.
Lá, Cahulla fez a entrega de sementes de feijão aos produtores rurais e reforçou o apoio do Governo ao setor produtivo. “Não abrimos mão de estarmos juntos ao homem do campo, de sermos parceiros dos produtores, pois a nossa economia depende da boa safra, da produtividade agropecuária”, concluiu.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)