Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 17h09
Os produtores rurais dos municípios de Buritis, Campo Novo e Monte Negro foram contemplados nesta quinta-feira (25) com sementes selecionadas de feijão, chegando no período certo do plantio para assegurar boa safra. As sementes adquiridas pelo Governo do Estado, através do programa Semear, tem garantido o aumento da safra agrícola de Rondônia.
“Desde o começo do primeiro mandato do governador Ivo Cassol que a agricultura é prioridade. Implantamos programas como o Semear, o Promec, o Inseminar, a distribuição de calcário, o Pró-Peixe entre outros. São programas efetivos, continuados e que tem estimulado o crescimento da nossa produção e assegurado a permanência do homem no campo, produzindo com muito suor o sustento de sua família”, destacou o vice-governador.
Em Buritis, Cahulla foi recebido pelo prefeito Élson Montes, junto com vereadores, no barracão do Lino, no PA Buritis, onde fez a entrega de 13 mil quilos de sementes selecionadas de feijão para o plantio da safra 2010. O deputado estadual Jair Miotto, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Carlos Magno, o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário regional de Ariquemes, Edson Ker, o gerente de obras do DER, Lorival Amorim, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade.
Segundo dados da Seagri, a produção do feijão em Rondônia cresceu 37% em seis anos, enquanto no resto do país o aumento foi de apenas 0,5% no mesmo período. “Hoje, o Estado é o segundo da região Norte na produção de feijão e o nosso crescimento vai nos colocar em breve na primeira posição”, anunciou o secretário da Seagri, Carlos Magno.
Sementes para Campo Novo – As fortes chuvas que castigaram a região nesta quinta-feira, ‘preparam’ a terra para o plantio da nova safra de feijão. E o Governo fez o seu papel levando as sementes para os agricultores de Campo Novo de Rondônia. No distrito de Rio Branco, na escola estadual de ensino fundamental e médio Ruth Rocha, o vice-governador e comitiva foram recebidos por produtores rurais da localidade. Cahulla entregou 7mil quilos de sementes de feijão e conversou com produtores rurais que agradeceram pelo benefício e disseram que vão aguardar alguns dias antes de plantar, pois a terra está muito molhada.
Chuvas, alagamento e mais trabalho em Monte Negro – No encerramento da solenidade em Rio Branco, uma forte chuva começou a cair e fez rios e córregos da região transbordarem, cobrindo pontes e impedindo a saída da comitiva da localidade. Com auxílio de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que conhecem a região, foi possível fazer uma travessia, passando por regiões alagadas, saindo em Buritis e seguindo para a Associação Asproelena, às margens da BR-421, em Monte Negro.
Lá, Cahulla fez a entrega de sementes de feijão aos produtores rurais e reforçou o apoio do Governo ao setor produtivo. “Não abrimos mão de estarmos juntos ao homem do campo, de sermos parceiros dos produtores, pois a nossa economia depende da boa safra, da produtividade agropecuária”, concluiu.
Fonte: Decom
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)