Quinta-feira, 15 de novembro de 2007 - 15h42
Acontece entre os dias 29 e 30 deste mês, no auditório do campus da UNIR em Cacoal, o primeiro seminário Rondônia Café: Produtividade e Qualidade. O evento busca definir propostas conjuntas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do café em Rondônia e vai reunir alguns dos maiores especialistas do Brasil, vindos de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH). O público-alvo do encontro são pequenos, médios e grandes cafeicultores, organizados ou não em associações, lideranças rurais, técnicos em extensão rural, pesquisadores, empresários e investidores na área.
A Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) promove o encontro, em parceria com a Embrapa Rondônia e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e de Desenvolvimento do Café, que é coordenado a partir de Brasília pela Embrapa Café e reúne 40 instituições de pesquisa e desenvolvimento nesta área. Entre os principais nomes que estarão em novembro em Cacoal figuram os cientistas Paulo Tácito Gontijo Guimarães, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH), e Bernardo van Raij, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com especialização em Fertilidade de Solos e Nutrição Vegetal pela Universidade Complutense de Madrid, Paulo Gontijo é mestre em Zootecnia também por Viçosa e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Com mais de 100 artigos e pesquisas científicas publicadas, pesquisa atualmente as áreas de solo e nutrição do cafeeiro.
Bernardo van Raij possui doutorado pela Cornell University (EUA) e também pela USP, além de pós-doutorado pela Agricultural University of Wageningen (Alemanha). Dedica-se à diagnose de nutrientes e de elementos tóxicos em plantas e solos, correção e adubação, química ambiental e à avaliação agronômica de fertilizantes, na condição de pesquisador voluntário do IAC.
O esforço para trazer a Rondônia estes e outros cientistas de alto nível inclui-se no bojo da formulação, em julho, do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Café e também visa ampliar as fronteiras do mercado externo para nossa produção, que já possui ilhas de excelência mas tem um longo caminho a percorrer em busca de melhores índices de produtividade e qualidade, destacou o secretário titular da Agricultura, Marco Antonio Petisco. As inscrições para o seminário podem ser feitas a partir desta semana nos escritórios da Emater em todo o Estado e também na sede da Embrapa na capital.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)