Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Café clonal é destaque no Seminário Rural de Buritis


 
A produção de café é um dos destaques do Seminário Rural realizado pelo Sebrae e a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) no município de Buritis. A inicitiva conjunta foi realizada através do Convênio 44/PGE/2016. O evento começou na quarta-feira (24) e termina nesta sexta-feira (26).

O local escolhido para a realização do seminário, uma chácara a menos de 1 km do centro da cidade, abriga uma área experimental de produção de café clonal – esta é uma técnica realizada a partir de plantas geneticamente mais produtivas.

Produtores rurais, como o Antônio Rodrigues Vilarin, puderam conhecer de perto as técnicas de produção que fazem com que a produtividade café volte a ser bastante rentável. “Tô vendo que se a gente fizer as coisas direitinho, a gente pode ter bons resultados”, argumenta.

O Agente de Desenvolvimento do Sebrae em Buritis, Cicero André, explica que não basta saber cultivar a terra. Ele explica que é preciso conhecer também as técnicas de gestão de negócios para se dar bem na lavoura. “O produtor rural precisa ficar de olho na hora da compra e com os gastos que ele teve durante o período de produção. Ele precisa ter tudo sempre anotado para saber qual está sendo o seu lucro e onde ele pode melhorar”, avalia.

O engenheiro agrônomo Helton Vagno da Silva Souza explicou que o café clonal além de ser mais produtivo também é precoce, ou seja, passa a produzir com menos tempo. “Com um ano o café clonal já começa a produzir, mas é a partir do segundo ano que a safra pode ser considerada completa, enquanto que o café tradicional só começa a produzir com três anos”, lembra.

Com o café clonal em alta, os produtores rurais puderam conversar com especialistas e ainda ver na prática o desenvolvimento de uma lavoura. Tudo isso foi possível no Seminário Rural realizado em Buritis.

Fonte: Dayan Cavalcante Saldanha

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)