Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Café clonal é destaque no Seminário Rural de Buritis


 
A produção de café é um dos destaques do Seminário Rural realizado pelo Sebrae e a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) no município de Buritis. A inicitiva conjunta foi realizada através do Convênio 44/PGE/2016. O evento começou na quarta-feira (24) e termina nesta sexta-feira (26).

O local escolhido para a realização do seminário, uma chácara a menos de 1 km do centro da cidade, abriga uma área experimental de produção de café clonal – esta é uma técnica realizada a partir de plantas geneticamente mais produtivas.

Produtores rurais, como o Antônio Rodrigues Vilarin, puderam conhecer de perto as técnicas de produção que fazem com que a produtividade café volte a ser bastante rentável. “Tô vendo que se a gente fizer as coisas direitinho, a gente pode ter bons resultados”, argumenta.

O Agente de Desenvolvimento do Sebrae em Buritis, Cicero André, explica que não basta saber cultivar a terra. Ele explica que é preciso conhecer também as técnicas de gestão de negócios para se dar bem na lavoura. “O produtor rural precisa ficar de olho na hora da compra e com os gastos que ele teve durante o período de produção. Ele precisa ter tudo sempre anotado para saber qual está sendo o seu lucro e onde ele pode melhorar”, avalia.

O engenheiro agrônomo Helton Vagno da Silva Souza explicou que o café clonal além de ser mais produtivo também é precoce, ou seja, passa a produzir com menos tempo. “Com um ano o café clonal já começa a produzir, mas é a partir do segundo ano que a safra pode ser considerada completa, enquanto que o café tradicional só começa a produzir com três anos”, lembra.

Com o café clonal em alta, os produtores rurais puderam conversar com especialistas e ainda ver na prática o desenvolvimento de uma lavoura. Tudo isso foi possível no Seminário Rural realizado em Buritis.

Fonte: Dayan Cavalcante Saldanha

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)