Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Valverde ressalta expansão do número de vagas nas universidades públicas



O deputado Federal Eduardo Valverde (PT/RO) e a Senadora Fátima Cleide (PT/RO) foram homenageados nesta sexta-feira, pela direção do campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal.

Na ocasião inauguraram o laboratório de informática, construído e equipado com recursos de emendas dos dois políticos rondonienses.

Em seu discurso o deputado Valverde disse do apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na expansão do número de vagas e das universidades públicas.

Só este ano as universidades federais irão oferecer mais de 227 mil vagas na graduação, o dobro em relação aos números de 2003, quando a oferta era de apenas 113.938 vagas. Além do Programa REUNI que tem contribuído para dar sustentabilidade ao processo de crescimento pelo qual o país tem passado nos últimos 5 anos. Também foram implantadas 12 novas universidades e a criação de mais quatro estão tramitando no Congresso. Através do REUNI e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão sendo implantados campi em 188 cidades do país.

Os cursos noturnos foram os que mais cresceram durante a expansão das universidades federais, passando de 29.549 cursos em 2006 para 79.080, em 2009, registrando aumento de 168%. Dados do MEC destacam ainda o papel das universidades na educação pós-graduada, onde são responsáveis por mais de 1.400 cursos de mestrado e doutorado.

Para Rondônia o governo autorizou mais de 200 novas contratações de docentes e pelo programa REUNI autorizou a expansão de mais de 30 novos cursos, tanto no período vespertino quanto noturno. Esse programa tem como principais objetivos estimular a reestruturação acadêmica dos cursos de graduação presenciais e dotar as universidades federais das condições necessárias para garantir a ampliação do acesso e a da permanência. Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões.

Essa expansão frisou o deputado, permitirá a formação de profissionais capacitados para enfrentar os grandes desafios tecnológicos e, além disso, garantirá a oferta de professores qualificados para o sistema de educação básica do Brasil. 

Fonte: Leila Denise

Mais Sobre Municípios

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est