Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Valverde ressalta expansão do número de vagas nas universidades públicas



O deputado Federal Eduardo Valverde (PT/RO) e a Senadora Fátima Cleide (PT/RO) foram homenageados nesta sexta-feira, pela direção do campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal.

Na ocasião inauguraram o laboratório de informática, construído e equipado com recursos de emendas dos dois políticos rondonienses.

Em seu discurso o deputado Valverde disse do apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na expansão do número de vagas e das universidades públicas.

Só este ano as universidades federais irão oferecer mais de 227 mil vagas na graduação, o dobro em relação aos números de 2003, quando a oferta era de apenas 113.938 vagas. Além do Programa REUNI que tem contribuído para dar sustentabilidade ao processo de crescimento pelo qual o país tem passado nos últimos 5 anos. Também foram implantadas 12 novas universidades e a criação de mais quatro estão tramitando no Congresso. Através do REUNI e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão sendo implantados campi em 188 cidades do país.

Os cursos noturnos foram os que mais cresceram durante a expansão das universidades federais, passando de 29.549 cursos em 2006 para 79.080, em 2009, registrando aumento de 168%. Dados do MEC destacam ainda o papel das universidades na educação pós-graduada, onde são responsáveis por mais de 1.400 cursos de mestrado e doutorado.

Para Rondônia o governo autorizou mais de 200 novas contratações de docentes e pelo programa REUNI autorizou a expansão de mais de 30 novos cursos, tanto no período vespertino quanto noturno. Esse programa tem como principais objetivos estimular a reestruturação acadêmica dos cursos de graduação presenciais e dotar as universidades federais das condições necessárias para garantir a ampliação do acesso e a da permanência. Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões.

Essa expansão frisou o deputado, permitirá a formação de profissionais capacitados para enfrentar os grandes desafios tecnológicos e, além disso, garantirá a oferta de professores qualificados para o sistema de educação básica do Brasil. 

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)