Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 - 12h07
Com a volta às aulas, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SEMTTRAN está intensificando as blitzes educativas no município de Cacoal. De acordo com o agente de trânsito Anderson Ávila Mendonça, “este trabalho é constante o ano inteiro, contudo, com a volta às aulas e para garantir a integridade das crianças e adolescentes, foram intensificadas estas atividades, para orientar os motoristas e motociclistas para que tenham cuidados ‘redobrados’ em relação aos estudantes”, explicou Ávilla.
“Nós estamos lembrando a população sobre a velocidade permitida dentro do perímetro urbano que é de 40km/h, acima disso é ilegal dentro da cidade. E pedimos atenção aos condutores para essa velocidade principalmente perto das escolas”, afirma Anderson.
Os agentes de trânsito também aproveitaram para falar sobre as novas mudanças na Lei Seca e orientaram os condutores de veículos automotores a respeito das punições mais severas impostas pela legislação de trânsito. A nova Lei Seca não admite nem sequer um gole de cerveja. Antes, o motorista era liberado quando o bafômetro detectava qualquer concentração até 0,1 miligrama de álcool por litro de ar. Ou então quando, ao submeter-se ao exame de sangue, o laudo apontava até 2 decigramas de álcool por litro de sangue. Agora, o ar e o sangue não podem conter vestígio nenhum de álcool.
Os condutores foram abordados e receberam panfletos que orientam para o não consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir e sobre a velocidade permitida no perímetro urbano. Com essa ação, a Semttran conscientizou a população da importância de conduzir veículos com cem por cento da capacidade psicomotora. “As pessoas precisam saber que obedecer às mudanças na legislação significa, acima de tudo, proteger a própria vida e a vida de terceiros que tem morrido inocentemente no trânsito”, disse Ávila.
Além disso, quem obedece às mudanças no Código de Trânsito, que já estão em vigor desde o dia 21 de dezembro de 2012, fica livre das severas punições estabelecidas.
A alteração no CBT possibilita que vídeos, relatos, testemunhas e outras provas sejam consideradas válidas contra os motoristas embriagados. Além disso, aumenta a punição administrativa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano.
Fonte: Ascom
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)