Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal: Semttran realiza blitz educativa


Com a volta às aulas, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SEMTTRAN está intensificando as blitzes educativas no município de Cacoal. De acordo com o agente de trânsito Anderson Ávila Mendonça, “este trabalho é constante o ano inteiro, contudo, com a volta às aulas e para garantir a integridade das crianças e adolescentes, foram intensificadas estas atividades, para orientar os motoristas e motociclistas para que tenham cuidados ‘redobrados’ em relação aos estudantes”, explicou Ávilla.

“Nós estamos lembrando a população sobre a velocidade permitida dentro do perímetro urbano que é de 40km/h, acima disso é ilegal dentro da cidade. E pedimos atenção aos condutores para essa velocidade principalmente perto das escolas”, afirma Anderson.

Os agentes de trânsito também aproveitaram para falar sobre as novas mudanças na Lei Seca e orientaram os condutores de veículos automotores a respeito das punições mais severas impostas pela legislação de trânsito. A nova Lei Seca não admite nem sequer um gole de cerveja. Antes, o motorista era liberado quando o bafômetro detectava qualquer concentração até 0,1 miligrama de álcool por litro de ar. Ou então quando, ao submeter-se ao exame de sangue, o laudo apontava até 2 decigramas de álcool por litro de sangue. Agora, o ar e o sangue não podem conter vestígio nenhum de álcool.

Os condutores foram abordados e receberam panfletos que orientam para o não consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir e sobre a velocidade permitida no perímetro urbano. Com essa ação, a Semttran conscientizou a população da importância de conduzir veículos com cem por cento da capacidade psicomotora. “As pessoas precisam saber que obedecer às mudanças na legislação significa, acima de tudo, proteger a própria vida e a vida de terceiros que tem morrido inocentemente no trânsito”, disse Ávila.

Além disso, quem obedece às mudanças no Código de Trânsito, que já estão em vigor desde o dia 21 de dezembro de 2012, fica livre das severas punições estabelecidas.

A alteração no CBT possibilita que vídeos, relatos, testemunhas e outras provas sejam consideradas válidas contra os motoristas embriagados. Além disso, aumenta a punição administrativa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)