Quinta-feira, 13 de maio de 2010 - 18h58
O município de Cacoal recebe, nesta sexta-feira (14) e no sábado (15), o 1º Encontro de Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, uma realização conjunta do Tribunal de Contas (TCE-RO) e da Associação das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ascavero).
São esperados cerca de 400 parlamentares de todos os 52 legislativos municipais do Estado para o evento, que ocorrerá no auditório da Câmara de Vereadores de Cacoal. O objetivo do Encontro é apresentar e discutir temas de relevância e interesse para os vereadores, além de promover uma aproximação do Tribunal de Contas com os órgãos sob sua jurisdição.
O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, que estará presente no evento, disse que o Encontro servirá para capacitar os parlamentares, principalmente em questões relativas à legislação e às formas de fiscalização. “O vereador tem a missão constitucional de zelar pela boa utilização do dinheiro público, pois cabe a eles julgar as contas dos prefeitos”, salientou.
O conselheiro presidente falou ainda da parceria firmada com a Ascavero para a realização do Encontro em Cacoal: “Trata-se de uma iniciativa inédita, que só se concretizou a partir do empenho e da sensibilidade das instituições envolvidas na sua organização.”
Anfitrião do evento, o presidente da Ascavero e da Câmara de Cacoal, vereador Luiz Carlos Katatau, concordou com o presidente do TCE em relação ao foco do evento, que é a orientação: “De fato, os vereadores são fiscais da administração pública, mas há um grande desconhecimento técnico. Daí a importância do Encontro para que possamos obter mais informações junto ao Tribunal de Contas, que é o órgão especializado nesse assunto.”
PROGRAMAÇÃO
Seis palestras, sendo uma do conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, e outra da procuradora do Ministério Público de Contas, Yvonete Fontinelle de Melo, serão ministradas durante os dois dias do evento.
A abertura será nesta sexta-feira (14), com pronunciamento do presidente do TCE, José Gomes, e do presidente da Ascavero, Luiz Carlos Katatau. Logo depois, acontece a primeira apresentação: “O Poder Legislativo como órgão de controle”, com o conselheiro Edílson de Sousa Silva.
No mesmo dia estão previstas ainda palestras do auditor do TCE, Hugo Costa Pessoa (“A importância do controle interno no âmbito da administração pública”), e do assessor da Câmara dos Deputados, Júlio Roberto de Souza Pinto (“As relações entre os Poderes Legislativo e Executivo no Brasil”).
No sábado (15), a procuradora do Ministério Público de Contas, Yvonete Fontinelle de Melo, abrirá a programação, com a palestra “A alteração da recomposição e dos valores repassados às câmaras em face da Emenda Constitucional nº. 58, de 23 de setembro de 2009”.
No mesmo dia estão previstas, ainda, mais duas palestras: “Função fiscalizadora da Câmara Municipal na aplicação da LOA, LDO e PPA”, com o diretor da 1ª Relatoria de Controle Externo do TCE, Omar Pires Dias; e “Processo legislativo municipal”, com os palestrantes Laércio Fernando de Oliveira, que é assessor do TCE, e Olinto Ferreira Júnior, diretor legislativo da Câmara de Cacoal.
Fonte: Ascom TCE
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)