Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal sedia 1º Encontro de Vereadores do Estado nesta sexta-feira


O município de Cacoal recebe, nesta sexta-feira (14) e no sábado (15), o 1º Encontro de Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, uma realização conjunta do Tribunal de Contas (TCE-RO) e da Associação das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ascavero).

São esperados cerca de 400 parlamentares de todos os 52 legislativos municipais do Estado para o evento, que ocorrerá no auditório da Câmara de Vereadores de Cacoal. O objetivo do Encontro é apresentar e discutir temas de relevância e interesse para os vereadores, além de promover uma aproximação do Tribunal de Contas com os órgãos sob sua jurisdição.

O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, que estará presente no evento, disse que o Encontro servirá para capacitar os parlamentares, principalmente em questões relativas à legislação e às formas de fiscalização. “O vereador tem a missão constitucional de zelar pela boa utilização do dinheiro público, pois cabe a eles julgar as contas dos prefeitos”, salientou.

O conselheiro presidente falou ainda da parceria firmada com a Ascavero para a realização do Encontro em Cacoal: “Trata-se de uma iniciativa inédita, que só se concretizou a partir do empenho e da sensibilidade das instituições envolvidas na sua organização.”

Anfitrião do evento, o presidente da Ascavero e da Câmara de Cacoal, vereador Luiz Carlos Katatau, concordou com o presidente do TCE em relação ao foco do evento, que é a orientação: “De fato, os vereadores são fiscais da administração pública, mas há um grande desconhecimento técnico. Daí a importância do Encontro para que possamos obter mais informações junto ao Tribunal de Contas, que é o órgão especializado nesse assunto.”

PROGRAMAÇÃO

Seis palestras, sendo uma do conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, e outra da procuradora do Ministério Público de Contas, Yvonete Fontinelle de Melo, serão ministradas durante os dois dias do evento.

A abertura será nesta sexta-feira (14), com pronunciamento do presidente do TCE, José Gomes, e do presidente da Ascavero, Luiz Carlos Katatau. Logo depois, acontece a primeira apresentação: “O Poder Legislativo como órgão de controle”, com o conselheiro Edílson de Sousa Silva.

No mesmo dia estão previstas ainda palestras do auditor do TCE, Hugo Costa Pessoa (“A importância do controle interno no âmbito da administração pública”), e do assessor da Câmara dos Deputados, Júlio Roberto de Souza Pinto (“As relações entre os Poderes Legislativo e Executivo no Brasil”).

No sábado (15), a procuradora do Ministério Público de Contas, Yvonete Fontinelle de Melo, abrirá a programação, com a palestra “A alteração da recomposição e dos valores repassados às câmaras em face da Emenda Constitucional nº. 58, de 23 de setembro de 2009”.

No mesmo dia estão previstas, ainda, mais duas palestras: “Função fiscalizadora da Câmara Municipal na aplicação da LOA, LDO e PPA”, com o diretor da 1ª Relatoria de Controle Externo do TCE, Omar Pires Dias; e “Processo legislativo municipal”, com os palestrantes Laércio Fernando de Oliveira, que é assessor do TCE, e Olinto Ferreira Júnior, diretor legislativo da Câmara de Cacoal.

Fonte: Ascom TCE


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)