Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal realiza II Conferência Municipal de Cultura



Já está tudo pronto para a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Cacoal. O evento acontece na próxima semana, nos dias 27 e 28 de outubro e terá como tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Os municípios de Castanheiras, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Alto Alegre dos Parecis, Ministro Andreazza confirmaram presença no evento, tornando-se um evento intermunicipal de cultura.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Cacoal, professora Maria Lindomar dos Santos, a conferência acontecerá no Teatro Cacilda Becker e terá como principais objetivos, subsidiar o município na definição das diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Cultura e mapear a produção cultural do Município, discutindo as peculiaridades, contradições e necessidades, bem como estabelecer prioridades e metas para o futuro.

Temas como “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura” serão temas debatidos na Conferência Municipal.

Todos os resultados da Conferência serão encaminhados, por meio de delegados eleitos por município, para validação na Conferência Estadual, que acontece em dezembro na capital e posteriormente para II Conferência Nacional de Cultura, que se realizará de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília.

O Prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, destaca que o encontro permitirá à população discutir e colaborar na elaboração do Plano Municipal e Nacional de Cultura. “Além de promover e lapidar as políticas públicas culturais no município, o encontro proporcionará um debate mais amplo, pois teremos a oportunidade de indicar delegados do nosso município para participar do processo de elaboração da Conferência Estadual e da Conferência Nacional de Cultura”, avalia.

Fonte: Paulo Henrique Silva / SRT/RO 983

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)