Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Oficina de museologia acontece de 17 a 19 de março


 
Gestores e trabalhadores da área museológica do estado de Rondônia, como também, os interessados no assunto poderão participar da oficina sobre treinamento de equipes administrativas e de apoio para museus promovido pela SECEL em parceria com a FUNCCAL, Fundação Cultural de Cacoal. O evento, com inscrições gratuitas, acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março de 2009, no Teatro Cacilda Becker. Informações pelo telefone (69) 3441- 3496.

O evento promoverá a valorização, preservação e gerenciamento do patrimônio cultural sob a guarda dos museus de Rondônia. Produtores culturais de Cacoal e região debaterão assuntos como tipologias, funções básicas e definição de museus, preservação, investigação e comunicação, organogramas e funcionamento, o papel das equipes administrativas e de apoio, a imagem e o caráter público dos museus serão temas debatidos durante a oficina.

Segundo Nazaré Silva, coordenadora do projeto pela Secel, o secretário de estado da cultura, Jucélis Freitas apóia a iniciativa de contextualizar a participação efetiva e constante da comunidade nos projetos e práticas museológicas. “A oficina visa atingir funcionários de bibliotecas, professores, museólogos e ao público em geral” destaca Nazaré.

 

Museus para Cacoal

A presidente da Fundação, Maria Lindomar dos Santos, enfatiza que a criação de museus a fim de resgatar as origens da cidade, os valores sociais, econômicos, as etnias indígenas, a fauna e flora amazônica, dentre tantos outros fatores relevantes para preservar a história de Cacoal são metas do prefeito Franco Vialetto e da vice-prefeita Raquel Carvalho. O Ministério da Cultura, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM dará suporte na execução deste projeto no município de Cacoal. 

Fonte: Paulo Henrique Silva - DRT/RO 912

 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)