Quinta-feira, 9 de abril de 2009 - 11h35
O cardápio da alimentação escolar, a partir do próximo semestre, será reforçado com produtos da agricultura familiar. A informação foi repassada pelo coordenador do projeto, Antônio Marcos Siqueira, nesta quinta-feira, 09, durante a reunião sobre a elaboração do projeto que visa atender as 21 escolas e 03 creches municipais de Cacoal. 
O projeto, pioneiro no município, está em fase de discussão jurídica e aspectos sanitários para, posteriormente, ser encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Os recursos para aquisição da merenda escolar são oriundos do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação.
O secretário municipal de educação de Cacoal, José de Morais, destaca que a aquisição de produtos da agricultura familiar fomenta três aspectos: melhoria na merenda escolar, geração de emprego e renda no campo e principalmente, a diminuição no custo da compra, retirando o papel do atravessador durante a comercialização. “Estamos empenhados em cumprir a determinação solicitada pelo prefeito Padre Franco e pela vice-prefeita Raquel Carvalho, na valorização ao homem do campo” enfatizou.
O deputado Néri Firigolo, presente no evento, é favorável ao projeto por acreditar no compromisso do homem do campo. “Temos exemplos positivos em Ariquemes. A parceria entre administração pública e as associações rurais contemplam a própria sociedade” destacou.
O prefeito Franco Vialetto destaca que o mercado está se abrindo para a agricultura familiar. “Esta é uma grande oportunidade de geração de renda que poderá beneficiar centenas de famílias agricultoras em todo o País. É mais uma conquista da agricultura familiar que fortalecerá o desenvolvimento rural sustentável e promoverá a melhoria da qualidade da alimentação nas escolas."
A comissão formada por técnicos da Semed, Semagri, CMDR, Ceplac e Emater, dispõe da equipe gestora, composta por Jaime Miranda (engenheiro agrônomo da emater), Zilda Galinari (técnica da emater), Jorge Murer (técnico da secretaria municipal de agricultura), Eli Lobão (técnico da ceplac), Júlia Souza Amaral (Nutricionista da Semed), Anderson Dias (Técnico da Semed) e Antônio Marcos Siqueira, coordenador do projeto. A próxima reunião está agendada para o dia 23/04/2009.
Fonte: Paulo Henrique Silva DRT/RO 983
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)