Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Masioli e Penha Simão promovem semana dos povos indígenas


 
Os vereadores Toninho Masioli(PT) e Penha Simão(PMDB), promovem a Semana dos Povos Indígenas  de Cacoal 2009. O evento, que tem como objetivo estimular o debate sobre a realidade atual dos povos indígenas, será aberto na segunda Feira (13), às 08:00 horas, com a presença de inúmeras autoridades e prosseguirá até sexta feira dia 17, na Câmara Municipal de Cacoal.

A semana é promovida pela Câmara Municipal de Cacoal, através dos vereadores Antônio Masioli e Penha de Simão em parceria com a Autarquia Municipal de Esportes - AMEC, Fundação Cultural de Cacoal – FUNCAL, Universidade Federal do Estado de Rondônia UNIR– campus Cacoal, União das Escolas Superiores de Cacoal – UNESC, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED e Prefeitura Municipal de Cacoal através da Assessoria Especial para Assuntos Indígenas.  

A vereadora Penha Simão (PMDB) informou que a semana focalizará as políticas e as ações indigenistas voltadas à  debater políticas e ações indigenistas voltadas à educação, saúde, esporte, cultura, demarcação de terras e meio ambiente, face aos problemas colocados pelo desenvolvimento e as respostas que esses povos elaboram, através de suas organizações locais e regionais.

O Vereador Toninho Masioli (PT) destacou que o principal objetivo é estreitar o conhecimento mútuo e o fortalecimento de uma imagem positiva dos povos indígenas junto à sociedade cacoalense, pela valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais, que resultam da sua livre e criativa ação enquanto sujeitos da própria história.

A exposição de artesanatos, fotografias, vídeos e outros, ficará aberta para visitação de alunos, acadêmicos e população das 08:00 ás 22:00 horas, durante toda a semana. Na segunda feira ás 14h00min horas, será proferida palestra pelo Professor Joaton Suruí, que recentemente recebeu o prêmio Professor nota 10 pela fundação Victor Civita. Na terça feira às 19h e 30min a palestra será com o Cacique Almir Suruí, que é porta-voz dos Povos Indígenas Brasileiros na Inglaterra e outros países. Na quarta feira às 19h e 30min o tema abordado será Saúde Indígena pela FUNASA – Fundação Nacional de Saúde. Na quinta feira às 19h e 30min  o Direito Indígena será debatido por acadêmicos do curso de Direito e Advogados sob a condução da advogada Drª Jandira Comin, de Ji-paraná.

O evento será encerrado na sexta feira às 14:00h com a realização de uma audiência Pública sobre as Questões Indígenas.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)