Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Masioli e Penha Simão promovem semana dos povos indígenas


 
Os vereadores Toninho Masioli(PT) e Penha Simão(PMDB), promovem a Semana dos Povos Indígenas  de Cacoal 2009. O evento, que tem como objetivo estimular o debate sobre a realidade atual dos povos indígenas, será aberto na segunda Feira (13), às 08:00 horas, com a presença de inúmeras autoridades e prosseguirá até sexta feira dia 17, na Câmara Municipal de Cacoal.

A semana é promovida pela Câmara Municipal de Cacoal, através dos vereadores Antônio Masioli e Penha de Simão em parceria com a Autarquia Municipal de Esportes - AMEC, Fundação Cultural de Cacoal – FUNCAL, Universidade Federal do Estado de Rondônia UNIR– campus Cacoal, União das Escolas Superiores de Cacoal – UNESC, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED e Prefeitura Municipal de Cacoal através da Assessoria Especial para Assuntos Indígenas.  

A vereadora Penha Simão (PMDB) informou que a semana focalizará as políticas e as ações indigenistas voltadas à  debater políticas e ações indigenistas voltadas à educação, saúde, esporte, cultura, demarcação de terras e meio ambiente, face aos problemas colocados pelo desenvolvimento e as respostas que esses povos elaboram, através de suas organizações locais e regionais.

O Vereador Toninho Masioli (PT) destacou que o principal objetivo é estreitar o conhecimento mútuo e o fortalecimento de uma imagem positiva dos povos indígenas junto à sociedade cacoalense, pela valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais, que resultam da sua livre e criativa ação enquanto sujeitos da própria história.

A exposição de artesanatos, fotografias, vídeos e outros, ficará aberta para visitação de alunos, acadêmicos e população das 08:00 ás 22:00 horas, durante toda a semana. Na segunda feira ás 14h00min horas, será proferida palestra pelo Professor Joaton Suruí, que recentemente recebeu o prêmio Professor nota 10 pela fundação Victor Civita. Na terça feira às 19h e 30min a palestra será com o Cacique Almir Suruí, que é porta-voz dos Povos Indígenas Brasileiros na Inglaterra e outros países. Na quarta feira às 19h e 30min o tema abordado será Saúde Indígena pela FUNASA – Fundação Nacional de Saúde. Na quinta feira às 19h e 30min  o Direito Indígena será debatido por acadêmicos do curso de Direito e Advogados sob a condução da advogada Drª Jandira Comin, de Ji-paraná.

O evento será encerrado na sexta feira às 14:00h com a realização de uma audiência Pública sobre as Questões Indígenas.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)