Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Masioli e Penha Simão promovem semana dos povos indígenas


 
Os vereadores Toninho Masioli(PT) e Penha Simão(PMDB), promovem a Semana dos Povos Indígenas  de Cacoal 2009. O evento, que tem como objetivo estimular o debate sobre a realidade atual dos povos indígenas, será aberto na segunda Feira (13), às 08:00 horas, com a presença de inúmeras autoridades e prosseguirá até sexta feira dia 17, na Câmara Municipal de Cacoal.

A semana é promovida pela Câmara Municipal de Cacoal, através dos vereadores Antônio Masioli e Penha de Simão em parceria com a Autarquia Municipal de Esportes - AMEC, Fundação Cultural de Cacoal – FUNCAL, Universidade Federal do Estado de Rondônia UNIR– campus Cacoal, União das Escolas Superiores de Cacoal – UNESC, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED e Prefeitura Municipal de Cacoal através da Assessoria Especial para Assuntos Indígenas.  

A vereadora Penha Simão (PMDB) informou que a semana focalizará as políticas e as ações indigenistas voltadas à  debater políticas e ações indigenistas voltadas à educação, saúde, esporte, cultura, demarcação de terras e meio ambiente, face aos problemas colocados pelo desenvolvimento e as respostas que esses povos elaboram, através de suas organizações locais e regionais.

O Vereador Toninho Masioli (PT) destacou que o principal objetivo é estreitar o conhecimento mútuo e o fortalecimento de uma imagem positiva dos povos indígenas junto à sociedade cacoalense, pela valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais, que resultam da sua livre e criativa ação enquanto sujeitos da própria história.

A exposição de artesanatos, fotografias, vídeos e outros, ficará aberta para visitação de alunos, acadêmicos e população das 08:00 ás 22:00 horas, durante toda a semana. Na segunda feira ás 14h00min horas, será proferida palestra pelo Professor Joaton Suruí, que recentemente recebeu o prêmio Professor nota 10 pela fundação Victor Civita. Na terça feira às 19h e 30min a palestra será com o Cacique Almir Suruí, que é porta-voz dos Povos Indígenas Brasileiros na Inglaterra e outros países. Na quarta feira às 19h e 30min o tema abordado será Saúde Indígena pela FUNASA – Fundação Nacional de Saúde. Na quinta feira às 19h e 30min  o Direito Indígena será debatido por acadêmicos do curso de Direito e Advogados sob a condução da advogada Drª Jandira Comin, de Ji-paraná.

O evento será encerrado na sexta feira às 14:00h com a realização de uma audiência Pública sobre as Questões Indígenas.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam