Quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 13h43
Com o objetivo de conscientizar a população a respeito da preservação ambiental, juntamente com a coleta seletiva do lixo, o Instituto DESAM lançou nesta quinta, 02 de abril, no município de Cacoal, a campanha óleo reciclado é vida!. A campanha apresenta os malefícios que o óleo pode acarretar quando jogado na pia, em terrenos baldios ou no lixo. Apresenta também os benefícios caso este produto seja reciclado de forma correta.
Malefício
Alberto Benício, presidente do Instituto, destaca que o óleo jogado na pia permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico. Caso não haja um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática. O óleo fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
Benefício
Benicio enfatiza que fazer a reciclagem correta do óleo de fritura, além de ser benéfico para a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel, contempla grande parte da população com geração de renda.
Cacoal merece respeito! Precisamos acordar para que não seja tarde a preservação ambiental. Nossos rios, lagos e acima de tudo, o nosso solo precisa de sua colaboração destacou o presidente do Instituto.
A campanha Óleo Reciclado é Vida é idealizada pelo Instituto de Desenvolvimento Socioambiental, Saúde e Bem Estar (Instituto Desam). Preserve a natureza! Não jogue o óleo! Solicite a Coleta Seletiva. Informações pelo telefone (69)84050049.
Fonte: Paulo Henrique Silva / DRT/RO 983
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho
Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio
Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)