Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Instituto DESAM lança campanha para reciclagem do óleo de cozinha


 
Com o objetivo de conscientizar a população a respeito da preservação ambiental, juntamente com a coleta seletiva do lixo, o Instituto DESAM lançou nesta quinta, 02 de abril, no município de Cacoal, a campanha “óleo reciclado é vida!”.  A campanha apresenta os malefícios que o óleo pode acarretar quando jogado na pia, em terrenos baldios ou no lixo. Apresenta também os benefícios caso este produto seja reciclado de forma correta.

Malefício

Alberto Benício, presidente do Instituto, destaca que o óleo jogado na pia permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico. Caso não haja um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática. O óleo fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Benefício

Benicio enfatiza que fazer a reciclagem correta do óleo de fritura, além de ser benéfico para a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel, contempla grande parte da população com geração de renda.

“Cacoal merece respeito! Precisamos acordar para que não seja tarde a preservação ambiental. Nossos rios, lagos e acima de tudo, o nosso solo precisa de sua colaboração” destacou o presidente do Instituto.

A campanha ”Óleo Reciclado é Vida” é idealizada pelo Instituto de Desenvolvimento Socioambiental, Saúde e Bem Estar (Instituto Desam). Preserve a natureza! Não jogue o óleo! Solicite a Coleta Seletiva. Informações pelo telefone (69)84050049.    

Fonte: Paulo Henrique Silva / DRT/RO 983

 

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Diversas vagas de emprego estão disponíveis no mercado em Porto Velho, conforme informa a página virtual do Sine Municipal. São postos para pessoas em

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos