Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Idaron realiza curso para engenheiros agrônomos



Entre os dias 14 e 16 de abril, a Idaron por meio da Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV), realiza em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO), o V Curso de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). A atividade acontece na Câmara de Vereadores de Cacoal (a 477 quilômetros de Porto Velho).

O objetivo do evento é capacitar engenheiros agrônomos para a emissão do CFO e do CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado), e com isso, fazer o controle do trânsito interno, interestadual e internacional de material vegetal como banana, produtos cítricos e outros vegetais possíveis veiculadores de pragas quaternárias (Pinta Preta, Sigatoka Negra e Moko da Bananeira), determinadas pela Instrução Normativa número 55/2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os participantes terão a oportunidade de receber conhecimentos sobre a classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento das doenças em condições de campo, identificação, coleta, entre outros aspectos. No final do curso, será realizada uma avaliação de caráter eliminatório com os presentes, sobre o conteúdo programático. O resultado final apontará os habilitados a emitirem o CFO e o CFOC.

De acordo com o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal, Augusto Fernandes, os interessados devem procurar o quanto antes a Idaron para fazer a inscrição, que acontece entre no período de 16/03 a 14/04. "Temos apenas 25 vagas para os engenheiros agrônomos de órgãos públicos federais, estaduais, municipais, empresas privadas e autônomos. Ainda há a facilidade de ser totalmente gratuito com a presença de palestrantes renomados da Embrapa, Ministério da Agricultura e da própria Idaron", disse ele.

Os interessados podem procurar qualquer escritório da Agência Idaron dos 52 municípios e distritos do estado, ou ir até a Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV/Idaron), na Rua Padre Ângelo Cerri, s/n – Esplanada das Secretarias – Bairro Pedrinhas – Porto Velho/Rondônia. Os telefones para contato são: (69) 3216-5223/5235, ou pelo correio eletrônico: idaron.vegetal@hotmail.com.


Fonte: Asscom/Idaron / Felipe Corona – MTb 919/RO

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento