Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal: HR é pioneiro em cirurgia de captação de órgãos


 

A saúde pública de Rondônia alcançou mais um êxito no dia 23 de novembro, com a realização de uma cirurgia de captação de órgãos realizada no interior do estado na rede pública de saúde, com o procedimento feito no Hospital Regional de Cacoal (HRC).

Após o diagnóstico de morte encefálica, parentes autorizaram a captação dos rins do doador, vítima de um acidente automobilístico. O procedimento foi realizado por uma equipe de Porto Velho, credenciada pelo Ministério da Saúde, com o auxílio de profissionais do Hospital Regional de Cacoal. Sob a coordenação do Dr. Alessandro Prudente, gerente da Central Estadual de Transplantes de Rondônia, a cirurgia durou aproximadamente 3 horas.

Procedimento

O doador dos órgãos era morador de Alta Floresta D’Oeste e deu entrada no HRC no dia 16 de novembro, vítima de um acidente automobilístico. Após ter a morte encefálica diagnosticada no dia 21, uma equipe da Comissão Intra-Hospital de Doação de órgão e Tecidos para Transplante (Cihdott) se reuniu com familiares do doador, que autorizaram a captação.

Após a cirurgia de captação, no dia 23, os rins foram encaminhados, de ambulância, a Porto Velho e de lá seguiram, de avião, aos seus destinos finais. Como a doação de órgãos respeita uma lista de espera nacional, um dos rins foi encaminhado a Pernambuco e o outro ao Rio Grande do Sul.

De acordo com a enfermeira do HRC, Flávia Rejane, coordenadora da Cihdott e que acompanhou o procedimento, a cirurgia de captação de órgãos aconteceu de forma tranqüila e exitosa. “O procedimento durou cerca de 3 horas e foi um sucesso. O doador tinha 40 anos de idade e seus rins estavam em perfeitas condições de serem transplantados”.

Passo-a-passo

Segundo o diretor geral do Hospital Regional de Cacoal, Marco Aurélio Vasques, para tornar possível a captação de órgãos na rede pública de saúde no interior de Rondônia, foi a disposição do HRC de realizar todos os procedimentos necessários para a implantação e realização desse serviço. “O primeiro passo foi o Hospital Regional e seus funcionários se disporem a realizar esta grandiosa missão”.

Segundo o diretor, foi realizado um curso de capacitação de servidores do Regional, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros. E após o curso, houve a implantação da Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), com base nos servidores capacitados. “Esses foram apenas os principais fatores para conseguirmos realizar com sucesso esta missão, pois não basta apenas querer realizar o procedimento, precisamos cumprir uma série de exigências e obrigações colocadas pelo Ministério da Saúde”, frisou.

A implantação do serviço de captação de órgãos e a realização do primeiro procedimento foram possíveis devido ao incentivo dado pelo Governo de Rondônia, em especial do governador Confúcio Moura e do secretário de saúde, Williames Pimentel.

“Entendemos que o processo de captação de órgãos e, futuramente, de transplantes, é um avanço imensurável na assistência à saúde no interior de Rondônia. Devemos ressaltar a obstinação do governador Confúcio e a determinação do secretário de saúde em transformar o Hospital Regional de Cacoal em um hospital terciário de alta complexidade”, ressaltou o diretor.

Fonte: Giliane Perin / Decom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)