Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal discute implantação do aeroclube municipal


 

 

Com o advento do novo aeroporto de Cacoal e a homologação onde considera aberto ao tráfego aéreo, o antigo aeroporto municipal, localizado na marginal da BR 364, entrada da linha 06, setor zona rural, foi desativado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O terreno do antigo aeroporto ficaria em desuso, caso pessoas comprometidas com o bem estar do povo de Cacoal não estivessem atentas ao progresso que ora chega ao município.    Cacoal discute implantação do aeroclube municipal - Gente de Opinião

Ao tomar ciência do fato, o diretor geral da Unesc, professor Ismael Cury, membro da Comissão Pró-Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal (COPAHRC), acompanhado do Juiz de Direito do Juizado Especial, Johnny Gustavo Clemes e do empresário Luiz Violato, estiveram reunidos com o prefeito Padre Franco Vialetto para discutir a possibilidade de fundar um aeroclube em Cacoal.

Cury enalteceu, também, o trabalho do Governo do Estado pela visão estratégica em polarizar a saúde do interior e ao mesmo tempo construir um aeroporto regularizado, integrando a nossa região ao resto do país, gerando mais riqueza em nossa cidade.

Membro do Poder judiciário, piloto desportista, e apaixonado pela aviação, Dr. Jhonny destaca a importância de um aeroclube para Cacoal. “Nosso objetivo é formar a primeira turma de pilotos, expandir a prática deste esporte e ao mesmo tempo formar pilotos profissionais para aviação civil de nossa região. Vale salientar que o aeroclube será municipal, mas a gestão e a administração serão mantidas com recursos privados, por sócios que formarão a diretoria” disse.

Luiz Violato, empresário de Cacoal, piloto civil, fez uma comparação entre a aviação do Brasil e dos Estados Unidos. O empresário salientou a importância deste clube, destacando as vidas que foram salvas devido à agilidade do transporte aéreo.

“Nos Estados Unidos é um piloto para 1000 pessoas, no Brasil é um piloto para 100 mil pessoas. Acredito que este é o inicio para o novo marco em nossa cidade. É um sonho de muitos pioneiros que almejam ver Cacoal como referência neste segmento” destacou.

O prefeito Franco, durante a audiência, salientou o apoio a instalação do aeroclube municipal.  O mesmo está articulando parcerias para manter o local em plenas condições de operacionalidade. “A pista é fundamental e estratégica não só para o município, mas também à classe empresarial que trará novos investimentos para nossa cidade” explicou.

O novo aeroporto de Cacoal, aprovado pela Anac, através da portaria Nº 845/SIE, do dia 02 de junho de 2009, já está autorizado para atividades do tráfego aéreo. A portaria foi publicada no diário oficial da união, no dia 03 de junho de 2009.

O novo aeroporto dispõe de uma pista de 2.100 metros, tamanho superior ao aeroporto de Congonhas e de outros grandes aeroportos do País, atenderá inicialmente 700 vôos por ano.  

Fonte: Paulo Henrique Silva (SRT/RO 983)

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento