Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal discute implantação do aeroclube municipal


 

 

Com o advento do novo aeroporto de Cacoal e a homologação onde considera aberto ao tráfego aéreo, o antigo aeroporto municipal, localizado na marginal da BR 364, entrada da linha 06, setor zona rural, foi desativado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O terreno do antigo aeroporto ficaria em desuso, caso pessoas comprometidas com o bem estar do povo de Cacoal não estivessem atentas ao progresso que ora chega ao município.    Cacoal discute implantação do aeroclube municipal - Gente de Opinião

Ao tomar ciência do fato, o diretor geral da Unesc, professor Ismael Cury, membro da Comissão Pró-Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal (COPAHRC), acompanhado do Juiz de Direito do Juizado Especial, Johnny Gustavo Clemes e do empresário Luiz Violato, estiveram reunidos com o prefeito Padre Franco Vialetto para discutir a possibilidade de fundar um aeroclube em Cacoal.

Cury enalteceu, também, o trabalho do Governo do Estado pela visão estratégica em polarizar a saúde do interior e ao mesmo tempo construir um aeroporto regularizado, integrando a nossa região ao resto do país, gerando mais riqueza em nossa cidade.

Membro do Poder judiciário, piloto desportista, e apaixonado pela aviação, Dr. Jhonny destaca a importância de um aeroclube para Cacoal. “Nosso objetivo é formar a primeira turma de pilotos, expandir a prática deste esporte e ao mesmo tempo formar pilotos profissionais para aviação civil de nossa região. Vale salientar que o aeroclube será municipal, mas a gestão e a administração serão mantidas com recursos privados, por sócios que formarão a diretoria” disse.

Luiz Violato, empresário de Cacoal, piloto civil, fez uma comparação entre a aviação do Brasil e dos Estados Unidos. O empresário salientou a importância deste clube, destacando as vidas que foram salvas devido à agilidade do transporte aéreo.

“Nos Estados Unidos é um piloto para 1000 pessoas, no Brasil é um piloto para 100 mil pessoas. Acredito que este é o inicio para o novo marco em nossa cidade. É um sonho de muitos pioneiros que almejam ver Cacoal como referência neste segmento” destacou.

O prefeito Franco, durante a audiência, salientou o apoio a instalação do aeroclube municipal.  O mesmo está articulando parcerias para manter o local em plenas condições de operacionalidade. “A pista é fundamental e estratégica não só para o município, mas também à classe empresarial que trará novos investimentos para nossa cidade” explicou.

O novo aeroporto de Cacoal, aprovado pela Anac, através da portaria Nº 845/SIE, do dia 02 de junho de 2009, já está autorizado para atividades do tráfego aéreo. A portaria foi publicada no diário oficial da união, no dia 03 de junho de 2009.

O novo aeroporto dispõe de uma pista de 2.100 metros, tamanho superior ao aeroporto de Congonhas e de outros grandes aeroportos do País, atenderá inicialmente 700 vôos por ano.  

Fonte: Paulo Henrique Silva (SRT/RO 983)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)