Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Comunidade acadêmica adere ao projeto 'Acadêmico, Mesário Voluntário'



Através de um acordo de cooperação firmado com as instituições de ensino superior do município de Cacoal, vários acadêmicos estão se disponibilizando para participar do processo eleitoral de 2008. O nome dado ao acordo é: “Acadêmico, Mesário Voluntário”.

A Justiça Eleitoral necessita de colaboradores para a realização das eleições, sem os quais é impossível garantir o eficiente andamento de seus trabalhos.

O cidadão é, para a Justiça Eleitoral, fiscal, consultor e servidor. A colaboração do particular, dos demais órgãos públicos e da iniciativa privada é essencial na realização da democracia, além de ser indicativo de evolução política do país.

Além de estar contribuindo com a promoção da cidadania, o acadêmico que auxiliar nas eleições será agraciado com o cômputo do tempo em que estiver atuando como mesário, considerado como atividade curricular na Instituição de Ensino que estuda.

Após as eleições, aqueles que participarem como mesários receberão certidão de comparecimento aos serviços eleitorais.

Leandro Brandão de Moura, Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNESC, o primeiro mesário acadêmico voluntário, que manifestou sua vontade em contribuir com a Justiça Eleitoral em Cacoal, após a celebração do acordo com as Faculdades.

Vale ressaltar, que a atuação como mesário nas eleições é aberta ao público em geral, bastando somente a manifestação de vontade.

Para se inscrever como mesário voluntário, basta dirigir-se até uma Zona Eleitoral ou preencher e enviar o formulário que está disponível no site da Justiça Eleitoral rondoniense através do link: www.tre-ro.gov.br/mesario_voluntario/index.htm.

Nesse endereço eletrônico, também é possível colher informações sobre os requisitos para ser mesário voluntário e ainda sobre as atividades desenvolvidas pelo mesmo.

Atenciosamente,

Fonte: Ascom / Edirlei Barboza Pereira de Souza

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)