Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal: Cerâmica vermelha é tema de dois importantes encontros com empresários


 
O 39º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e o 8º Encontro Nacional do Laboratório de Cerâmica Vermelha do SENAI, eventos realizados no Centro de Convenções Centro Sul, Santa Catarina contaram com a participação de vários ceramista de Rondônia. Na ocasião foram homenageadas duas cerâmicas do Estado – A Cerâmica Belém, de Ji-Paraná e Cerâmica Santo Augusto, de Vilhena, representada por Serenita Salete Negri.

Florianópolis sediou a maior feira voltada para o setor em toda a América Latina, este ano a feira teve um numero recorde de empresas estrangeiras, que trouxeram tecnologia de ponta e todo tipo de equipamento para as indústrias, muitos empresários fecharam negócios adquirindo novos equipamentos trazendo para Rondônia novas tecnologias para o setor.

A FIERO por meio do Núcleo de Atendimento Sindical (NAS) patrocinou a ida de 21 empresários da Indústria cerâmica do Estado de Rondônia, para participação do 39º Encontro Nacional da Indústria em Florianópolis/SC. O laboratório de cerâmica vermelha da Escola SENAI Cacoal foi representado pelo técnico Josias Leôncio Costa. A participação do colaborador comprova o compromisso do diretor Regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho na capacitação dos técnicos do SENAI.

As Clínicas Tecnológicas do 39º Encontro Nacional as palestras foram ministradas por profissionais da ANICER em parceria com o SENAI, SESI e Centro Tecnológico da Cerâmica de Vidros (CTCV).

Clinica 1 primeira parte teve palestra com o tema “Fabricação, Energia e sustentabilidade, tendo a primeira parte focada no processo de fabricação e na manutenção dos equipamentos para a garantia da sustentabilidade. Esta palestra foi ministrada pelo instrutor da Escola SENAI Mario Amato São Paulo, professor Armando Alves. A segunda parte teve como tema a eficiência energética, onde o palestrante Artur Serrano da (CTCV) Portugal mostrou exemplos de medidas de economia de energia e enfatizou a importância da utilização racional da energia e do aproveitamento das energias renováveis como, aproveitamento do ar quentes dos fornos para os secadores.

Segundo Artur a Factura energética, ronda em alguns setores torno 30% dos custos totais. Ele explicou ainda como foi feita à regulamentação energética e evolução da cerâmica vermelha em Portugal.

Já a Clínica 2 o tema abordado foi “A Qualidades e inovação na fábrica”. Na primeira parte da clínica ministrada pelo professor Armando tendo tema Os benefícios da automação e de um layout adequado da fábrica. Já na segunda parte foi abordado à temática “Não conformidade. Como revolvê-la para conquistar o PQF, do programa PSQ”.

A Clínica 3 teve como tema “Diante do futuro, nossos desafios”. Durante a primeira parte o instrutor Aloisus Carlos, do SENAI Santa Catarina falou sobre Gestão Empresarial na cerâmica vermelha e a sucessão familiar. Na segunda foram abordados os custos e responsabilidade das empresas na área de saúde e segurança do trabalho, frente à nova visão da previdência assunto que foi muito debatido entre os participantes, teve como instrutor Clovis Barbosa – SESI-DN. Terceira parte teve a palestra construções sustentável – com o tema como a indústria cerâmica pode atender a onda verde, ministrado pelo instrutor Emerson Dias, da ANICER e Artur Serrano (CTCV) Portugal.

A programação contou entre outros eventos com o Fórum Mercado Cerâmico Internacional, com vários temas voltados a setor cerâmicos e visitas técnicas com dois roteiros onde pode ser escolhidos pelos empresários, sendo roteiro Sul Morro da Fumaça e Roteiro Vale do Itajaí e Tijucas.

No encontro de laboratórios foram debatidos temas importantes como ensaio de proeficiência para se determinar o índice de incerteza dos ensaios realizados, para que todos os laboratórios participem do interlaboratorial SENAI. Outros temas importantes debatidos - padronizar relatórios de ensaios projeto de consultoria padrão para todos os laboratórios de cerâmicas SENAI para que todos possam prestar mais esse serviço às industrias cerâmicas. No encerramento, personalidades do setor receberam premiações.

Fonte: Ascom/FIERO

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç