Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal: Cerâmica vermelha é tema de dois importantes encontros com empresários


 
O 39º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e o 8º Encontro Nacional do Laboratório de Cerâmica Vermelha do SENAI, eventos realizados no Centro de Convenções Centro Sul, Santa Catarina contaram com a participação de vários ceramista de Rondônia. Na ocasião foram homenageadas duas cerâmicas do Estado – A Cerâmica Belém, de Ji-Paraná e Cerâmica Santo Augusto, de Vilhena, representada por Serenita Salete Negri.

Florianópolis sediou a maior feira voltada para o setor em toda a América Latina, este ano a feira teve um numero recorde de empresas estrangeiras, que trouxeram tecnologia de ponta e todo tipo de equipamento para as indústrias, muitos empresários fecharam negócios adquirindo novos equipamentos trazendo para Rondônia novas tecnologias para o setor.

A FIERO por meio do Núcleo de Atendimento Sindical (NAS) patrocinou a ida de 21 empresários da Indústria cerâmica do Estado de Rondônia, para participação do 39º Encontro Nacional da Indústria em Florianópolis/SC. O laboratório de cerâmica vermelha da Escola SENAI Cacoal foi representado pelo técnico Josias Leôncio Costa. A participação do colaborador comprova o compromisso do diretor Regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho na capacitação dos técnicos do SENAI.

As Clínicas Tecnológicas do 39º Encontro Nacional as palestras foram ministradas por profissionais da ANICER em parceria com o SENAI, SESI e Centro Tecnológico da Cerâmica de Vidros (CTCV).

Clinica 1 primeira parte teve palestra com o tema “Fabricação, Energia e sustentabilidade, tendo a primeira parte focada no processo de fabricação e na manutenção dos equipamentos para a garantia da sustentabilidade. Esta palestra foi ministrada pelo instrutor da Escola SENAI Mario Amato São Paulo, professor Armando Alves. A segunda parte teve como tema a eficiência energética, onde o palestrante Artur Serrano da (CTCV) Portugal mostrou exemplos de medidas de economia de energia e enfatizou a importância da utilização racional da energia e do aproveitamento das energias renováveis como, aproveitamento do ar quentes dos fornos para os secadores.

Segundo Artur a Factura energética, ronda em alguns setores torno 30% dos custos totais. Ele explicou ainda como foi feita à regulamentação energética e evolução da cerâmica vermelha em Portugal.

Já a Clínica 2 o tema abordado foi “A Qualidades e inovação na fábrica”. Na primeira parte da clínica ministrada pelo professor Armando tendo tema Os benefícios da automação e de um layout adequado da fábrica. Já na segunda parte foi abordado à temática “Não conformidade. Como revolvê-la para conquistar o PQF, do programa PSQ”.

A Clínica 3 teve como tema “Diante do futuro, nossos desafios”. Durante a primeira parte o instrutor Aloisus Carlos, do SENAI Santa Catarina falou sobre Gestão Empresarial na cerâmica vermelha e a sucessão familiar. Na segunda foram abordados os custos e responsabilidade das empresas na área de saúde e segurança do trabalho, frente à nova visão da previdência assunto que foi muito debatido entre os participantes, teve como instrutor Clovis Barbosa – SESI-DN. Terceira parte teve a palestra construções sustentável – com o tema como a indústria cerâmica pode atender a onda verde, ministrado pelo instrutor Emerson Dias, da ANICER e Artur Serrano (CTCV) Portugal.

A programação contou entre outros eventos com o Fórum Mercado Cerâmico Internacional, com vários temas voltados a setor cerâmicos e visitas técnicas com dois roteiros onde pode ser escolhidos pelos empresários, sendo roteiro Sul Morro da Fumaça e Roteiro Vale do Itajaí e Tijucas.

No encontro de laboratórios foram debatidos temas importantes como ensaio de proeficiência para se determinar o índice de incerteza dos ensaios realizados, para que todos os laboratórios participem do interlaboratorial SENAI. Outros temas importantes debatidos - padronizar relatórios de ensaios projeto de consultoria padrão para todos os laboratórios de cerâmicas SENAI para que todos possam prestar mais esse serviço às industrias cerâmicas. No encerramento, personalidades do setor receberam premiações.

Fonte: Ascom/FIERO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)