Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Bebendo Cultura e peça teatral marcam o fim de semana


 
Com o objetivo de divulgar os talentos escondidos, através de apresentações musicais, declamações de poesias, execução de músicas instrumentais, exposição de obras publicadas por escritores e poetas de Cacoal, dança, exposição de quadros de artistas plásticos da terra, a Academia de Letras de Cacoal convida a sociedade e os amantes da cultura para participarem da IV Edição do Bebendo Cultura. O evento acontece no dia 14 de março, das 17 às 18h, no Teatro Cacilda Becker.

A idealização do Projeto “Bebendo Cultura” surgiu com a criação da Academia de Letras de Cacoal, vinculada a Academia de Letras de Rondônia, no dia 11 de outubro de 2008. A diretoria provisória, eleita para o biênio 2008/2009, composta por 23 membros, tem sob a presidência, a professora da Universidade Federal de Rondônia, Campus Cacoal, Professora Maria Lindomar dos Santos.  

Após a criação da Academia, os amantes da cultura idealizaram e realizaram um evento em grande estilo, conhecido como “Bebendo Cultura”, uma iniciativa da Academia de Letras de Cacoal que tinha por objetivo principal, valorizar os artistas, poetas e escritores do município.

 
Programação

Nesta edição está confirmada a presença do professor nota 10 de Cacoal, o índio Joaton Suruí, que recebeu o Prêmio Professores do Brasil 2008, iniciativa do Ministério da Educação e de instituições parceiras como a Fundação Bunge, Orsa, Instituto Votorantim, Pró-Livro (IPL), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O Prêmio selecionou as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, distribuídas em 4 categorias correspondentes às etapas da Educação Básica: Nesta edição, o professor Joaton Suruí estará contando um pouco de sua história. Participe! Venha prestigiar o programa cultural de Cacoal. A entrada é franca.

 

Peça Teatral

A partir das 20h de sábado, o Grupo Risoterapia fará apresentação com a peça 11º Mandamento, peça voltada ao público em geral. “O ator Edmar e todo o grupo esta de parabéns pelo profissionalismo com que levam o trabalho” destacou a presidente da fundação cultural, Maria Lindomar dos Santos.

A Fundação Cultural de Cacoal está apoiando os segmentos culturais e incentivando as pessoas a conhecerem o trabalho desenvolvido pelo Grupo Risoterapia. A peça estará em cartaz durante os finais de semana do mês de março a partir das 20h no Teatro Cacilda Becker.

Fonte: Paulo Henrique Silva  / DRT/RO 912

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)