Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Bebendo Cultura e peça teatral marcam o fim de semana


 
Com o objetivo de divulgar os talentos escondidos, através de apresentações musicais, declamações de poesias, execução de músicas instrumentais, exposição de obras publicadas por escritores e poetas de Cacoal, dança, exposição de quadros de artistas plásticos da terra, a Academia de Letras de Cacoal convida a sociedade e os amantes da cultura para participarem da IV Edição do Bebendo Cultura. O evento acontece no dia 14 de março, das 17 às 18h, no Teatro Cacilda Becker.

A idealização do Projeto “Bebendo Cultura” surgiu com a criação da Academia de Letras de Cacoal, vinculada a Academia de Letras de Rondônia, no dia 11 de outubro de 2008. A diretoria provisória, eleita para o biênio 2008/2009, composta por 23 membros, tem sob a presidência, a professora da Universidade Federal de Rondônia, Campus Cacoal, Professora Maria Lindomar dos Santos.  

Após a criação da Academia, os amantes da cultura idealizaram e realizaram um evento em grande estilo, conhecido como “Bebendo Cultura”, uma iniciativa da Academia de Letras de Cacoal que tinha por objetivo principal, valorizar os artistas, poetas e escritores do município.

 
Programação

Nesta edição está confirmada a presença do professor nota 10 de Cacoal, o índio Joaton Suruí, que recebeu o Prêmio Professores do Brasil 2008, iniciativa do Ministério da Educação e de instituições parceiras como a Fundação Bunge, Orsa, Instituto Votorantim, Pró-Livro (IPL), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O Prêmio selecionou as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, distribuídas em 4 categorias correspondentes às etapas da Educação Básica: Nesta edição, o professor Joaton Suruí estará contando um pouco de sua história. Participe! Venha prestigiar o programa cultural de Cacoal. A entrada é franca.

 

Peça Teatral

A partir das 20h de sábado, o Grupo Risoterapia fará apresentação com a peça 11º Mandamento, peça voltada ao público em geral. “O ator Edmar e todo o grupo esta de parabéns pelo profissionalismo com que levam o trabalho” destacou a presidente da fundação cultural, Maria Lindomar dos Santos.

A Fundação Cultural de Cacoal está apoiando os segmentos culturais e incentivando as pessoas a conhecerem o trabalho desenvolvido pelo Grupo Risoterapia. A peça estará em cartaz durante os finais de semana do mês de março a partir das 20h no Teatro Cacilda Becker.

Fonte: Paulo Henrique Silva  / DRT/RO 912

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)